A HRTech Jobecam acabou de fechar a sua rodada seed, recebendo um aporte de R$ 4 milhões – e tem nome de peso assinando o cheque. O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, lidera a rodada, juntamente ao também economista Daniel Gleizer (ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central) e outro parceiro internacional.
Segundo destacou a companhia em nota, os recursos captados serão direcionados a investimentos em tecnologia, desenvolvimento de produtos e nas estratégias de marketing da startup. A Jobecam já tem entre investidores a People + Strategy, Harvard Angels do Brasil, BRQ Digital Solutions e Brazil Venture Capital, com mais de R$ 2 milhões investidos anteriormente.
Fundada pela CEO Cammila Yocchabell, a startup ficou conhecida por seus usuários como uma espécie de “The Voice” dos processos seletivos, dada a forma pela qual ela promove as entrevistas de empregos, de forma anônima, por meio da tecnologia de vídeo e seleção com entrevistas anônimas, pré-gravadas ou ao vivo.
Para a CEO da Jobecam, o aporte chega em um momento propício para emplacar a tecnologia de vídeo da HRTech, ainda mais em um momento em que entrevistas à distância se tornaram o novo padrão nas companhias. De acordo com a executiva, o plano é investir em usabilidade, melhorando avatares e vozes para as entrevistas anônimas.
“O objetivo é deixar todos os participantes sempre muito confortáveis para alcançar o objetivo principal: avaliar os talentos por suas reais habilidades e experiências ao invés de outros fatores irrelevantes para tomada de decisão como gênero, raça etc.”, explica Cammila, em entrevista ao Startups.
Investidores de renome
A startup tem como proposta ajudar empresas a focar nas habilidades profissionais dos talentos, evitando qualquer tipo de viés inconsciente durante o processo. Foi esta proposta mais inclusiva que interessou os economistas Armínio Fraga e Daniel Gleizer.
“Os pilares de atuação da Jobecam convergem com minha visão para construção de um país mais igualitário do ponto de vista sócio-econômico. Para melhorar nossa realidade desafiadora, precisamos dar mais atenção às questões de raça, gênero e sexualidade. E acredito no diferencial da Jobecam para que possamos progredir nessa caminhada”, comenta Armínio.
Apesar de não abrir números de clientes, a empresa afirma que já conta com centenas de empresas atendidas entre os setores de Varejo, Finanças, Jurídico e Tecnologia, incluindo marcas como Bradesco, Hospital Sírio-Libanês e Novo Nordisk.
Quanto ao número de usuários, a HRTech apoiou seleções de 200 mil pessoas candidatas, aumentando a diversidade dos recrutamentos em cerca de 70%. A meta é dar um ganho ainda maior nestes números, subindo o número de pessoas entrevistadas para 1 milhão.
A empresa também quer usar o dinheiro para avançar no mercado da América latina e Estados Unidos, aproveitando a integração e parceria com outros nomes grandes, como as HRTechs Gupy e GreenHouse, e multinacionais de sistemas de gestão como a SAP. Entretanto, segundo pontua Cammila, a hora é de dar um passo de cada vez.
“No primeiro momento o aporte será utilizado para expansão no Brasil, hoje temos clientes na América Latina e em breve anunciaremos o primeiro cliente nos EUA”, finaliza.