A Jobecam, HRTech que ficou conhecida por seus usuários como uma espécie de “The Voice” dos processos seletivos, conseguiu seu segundo aporte em menos de um ano. A startup foi selecionada pelo BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, recebendo um investimento de R$ 2 milhões.
Com a nova injeção no caixa, o plano da companhia é reforçar seus serviços e sua plataforma, com o foco em tornar o processo seletivo mais diverso e aumentar em até 70% o ingresso de pessoas de grupos sub-representados em empresas.
A startup foi uma das 11 soluções selecionadas na convocatória “gênero e inteligência artificial”, em que o BID Lab desafiou startups de diferentes países latino-americanos que utilizam inteligência artificial para ajudar a reduzir o preconceito, discriminação e vieses na seleção de talentos.
“Com a ajuda do BID Lab iremos garantir cada vez mais uma tecnologia sempre justa. Nosso papel é oferecer tecnologia para humanizar os processos seletivos, usando soluções a favor daquelas habilidades que realmente importam, e não das características físicas, de gênero, sexo, cor, raça e origem, por exemplo”, destaca Cammila Yochabell (foto), fundadora e CEO da HRTech, em nota.
O apelido de “The Voice” dos processos seletivos pegou na Jobecam em função da forma pela qual a plataforma da HRTech promove as entrevistas de empregos, de forma anônima, por meio da tecnologia de vídeo e seleção com entrevistas anônimas, pré-gravadas ou ao vivo.
Também no comunicado, a empresa destacou que o financiamento será utilizado para consolidar a Jobecam no Brasil. Para tornar a solução ainda mais robusta, recentemente a companhia lançou os avatares 3D dinâmicos. Com a solução, os talentos interagem em tempo real com as pessoas avaliadoras, porém, com a voz agênera e imagem revertida em um avatar que possui características de pessoas de grupos sub representados como pessoas pretas, com deficiência, e até mesmo agêneros.
Com o aval de grandes
A chegada do BID entre os apoiadores da Jobecam se soma a outros nomes de peso que apostam na HRTech. Em março deste ano a companhia anunciou uma rodada seed de R$ 4 milhões, com o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, liderando a rodada, juntamente ao também economista Daniel Gleizer (ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central) e outro parceiro internacional.
A Jobecam já tem entre seus investidores a People + Strategy, Harvard Angels do Brasil, BRQ Digital Solutions e Brazil Venture Capital, com mais de R$ 2 milhões investidos anteriormente.
Apesar de não abrir números de clientes, a empresa afirma que já conta com centenas de empresas atendidas entre os setores de varejo, finanças, jurídico e tecnologia, incluindo marcas como Bradesco, Hospital Sírio-Libanês e Novo Nordisk.
Quanto ao número de usuários, a HRTech apoiou seleções de 200 mil pessoas candidatas, aumentando a diversidade dos recrutamentos em cerca de 70%. A meta é dar um ganho ainda maior nestes números, subindo o número de pessoas entrevistadas para 1 milhão.
Na época da rodada seed, a companhia revelou planos de expansão internacional, de olho em mercados da América Latina e Estados Unidos, aproveitando a integração e parceria com outros nomes grandes, como as HRTechs Gupy e GreenHouse, e multinacionais de sistemas de gestão como a SAP.