Nesta quarta-feira (30), o iFood anunciou a compra de três empresas com sistemas de gestão para restaurantes: a Opdv, a Saipos e a 3S Checkout. O movimento visa apoiar a digitalização dos estabelecimentos, acelerando a integração de seus salões físicos com o mundo online e promover maior conexão entre informações importantes do dia a dia dos restaurantes.
“A grande direção que estamos seguindo é nos tornarmos o ‘all in one’ para os restaurantes”, afirma Leandro Viana, diretor de novos negócios do iFood, em entrevista ao Startups. “A ideia é que os estabelecimentos consigam gerir todo o seu negócio a partir de uma única solução. Para isso, estamos integrando as novas ferramentas às funcionalidades que já oferecemos dentro do iFood”, completa.
Ele explica que, tradicionalmente, um restaurante precisa contar com diversos parceiros para operar de forma eficiente, como logística, sistemas de ponto de venda, meios de pagamento, gestão, entre outros. “Normalmente, os estabelecimentos contratam cada solução de forma separada, o que torna a operação muito mais cara. A proposta do iFood é criar um ecossistema completo e totalmente integrado para os restaurantes”, afirma.
Além do famoso marketplace de delivery, o ecossistema do iFood inclui o iFood Pago (banco que oferece conta digital, Maquinona de pagamentos, serviços de crédito e antecipação para restaurantes), e a Anota AI, plataforma que automatiza o atendimento e a gestão por meio de um bot integrado ao WhatsApp. A companhia deve seguir em expansão para se consolidar como um grande hub de soluções tecnológicas, atuando além do delivery e contribuindo com a eficiência, o crescimento e a digitalização dos restaurantes parceiros.
O valor dos novos investimentos não foi divulgado, mas, segundo Leandro, as operações seguem de forma independente. “As marcas das startups continuam ativas, assim como suas equipes e contratos. Vamos atuar de forma conectada, capturando sinergias, mas mantendo a autonomia das operações”, pontua.
Além do capital financeiro, o iFood pretende apoiar as investidas com sua expertise, conhecimento e relevância no mercado. “Acreditamos que podemos contribuir especialmente nas áreas de tecnologia, investimentos em infraestrutura e desenvolvimento de ferramentas, para que elas aprimorem ainda mais suas soluções”, avalia Leandro.
Visão de mercado
O iFood descreve a Opdv, Saipos e 3S Checkout como plataformas complementares. “No geral, o modelo de atuação de cada uma será muito parecido. São soluções que atendem perfis diferentes de restaurantes. A 3S Checkout atende grandes redes, como Burger King e Outback, enquanto a Saipos atende restaurantes em expansão, com lojas maiores que, normalmente, não operam como grandes redes. E enxergamos um grande potencial em integrar a Opdv com a Anota Aí, que atua mais no long tail”, explica.
Dos 400 mil parceiros do iFood, os restaurantes representam mais de 360 mil. Do total, 80% dos estabelecimentos são de pequeno e médio porte. Por isso, a necessidade de atuar com uma diversidade de players e perfis atendidos.
Embora não confirme se há novos investimentos previstos para 2025, Leandro admite que o iFood está sempre atento a oportunidades no mercado. “A gente está sempre de olho no mercado. Nos últimos anos, priorizamos mais o crescimento e o desenvolvimento interno do que as aquisições, mas, no geral, essa é uma trajetória marcada por M&As. É um trabalho contínuo de observar o mercado, antecipar movimentos, entender quais são os players que estão se destacando. Sempre vamos avaliar oportunidades”, diz.
Ele destaca que ainda existem desafios no mercado que o iFood pretende endereçar com mais intensidade. “A integração das soluções é um dos principais pontos. Além disso, os restaurantes têm o desafio constante de expandir os negócios”, avalia. Ele considera que o iFood entende bem as mecânicas promocionais, o comportamento e as preferências dos consumidores no ambiente do delivery, e acredita que esse conhecimento pode ser aplicado também no salão físico, ajudando os restaurantes a atrair clientes e a crescer de forma muito mais rápida do que se estivessem sozinhos nessa jornada.
Conheça as investidas
A Opdv é uma empresa de tecnologia criada em 2019 com foco em soluções voltadas ao setor de alimentação. Sua plataforma permite que restaurantes façam a gestão completa do negócio, integrando canais de venda e operações sem depender de diversos sistemas ou integrações extras. A proposta da startup é levar eficiência e inteligência operacional, oferecendo dados estratégicos em tempo real para facilitar a rotina, desde o atendimento até a cozinha.
Já a 3S Checkout iniciou suas atividades em 2006 com foco em desenvolvimento e suporte de aplicações móveis. A partir de 2017, voltou sua atuação para o setor de food service, passando a criar soluções de software para a gestão de restaurantes. Desde então, a startup vem se consolidando como uma plataforma multifuncional, com ferramentas que atendem desde o backoffice até a jornada do cliente. Seu portfólio inclui recursos para organização de pedidos, autoatendimento e integração com os principais canais de delivery, contribuindo para otimizar a operação e impulsionar os resultados dos estabelecimentos.
Por fim, a Saipos é uma empresa fundada em 2017 com a missão modernizar a gestão operacional dos restaurantes no país. A startup conta com mais de 3 mil clientes em todo o Brasil, e destaca seu compromisso com a evolução contínua de produtos e qualidade do atendimento.