Negócios

Incode chega ao Brasil para consolidar tecnologia de identidade digital

Unicórnio mexicano já atendia clientes por aqui, como Rappi e Nubank, e espera mais que dobrar sua operação em 2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Incode, plataforma de verificação e autenticação de identidade baseada em IA, acaba de implementar sua operação no Brasil com a abertura de escritório em São Paulo. A startup com sede em São Francisco, na Califórnia, já atendia alguns clientes no país desde 2021, quando virou unicórnio, mas sem uma operação local.

Segundo Viviane Freitas Sales, country general manager da Incode Brasil, a startup espera mais que dobrar a participação de mercado que já tinha por aqui, no próximo ano, sem revelar projeções de faturamento ou meta de clientes – Nubank e Rappi são alguns dos clientes no Brasil que a Incode já atendia.

“O Brasil sempre foi um mercado target pela sua relevância. Sentimos a necessidade de ter uma operação local para entender melhor o mercado e estar mais próximo dos clientes. Somos uma empresa muito focada em produto. Então, estando dentro do mercado brasileiro podemos rapidamente adaptar o nosso produto para a realidade local e trazer novas tecnologias para cá”, comenta Viviane, em entrevista ao Startups.

Viviane Freitas Sales, country general manager da Incode Brasil (Foto: Divulgação)

Como parte de sua estratégia de expansão e crescimento na América Latina, a empresa buscará se posicionar e se tornar parceira comercial das principais empresas do país em setores como bancos, fintechs, turismo, companhias aéreas e entretenimento.

A aposta está em seu principal produto, Incode Omni Platform, sistema de verificação de identidade baseado em inteligência artificial própria, que promete transações mais seguras, ágeis e confiáveis. De acordo com a startup, sua solução pode reduzir fraudes em autenticação de verificação de identidade em até 99%.

“Usando inteligência artificial e criptografada, oferecemos aos nossos clientes uma solução totalmente automática, precisa e livre de erros humanos, para que o processo de validação seja preciso, confiável e seguro. O tempo de verificação de identidade é de cinco segundos em média, por pessoa. Esta tecnologia foi a primeira a aplicar a prova de vida passiva como método de verificação de identidade. Ou seja, basta olhar para a câmera do celular para detectar se o indivíduo é real ou não”, detalha Viviane.

Unicórnio mexicano

A Incode foi fundada no Vale do Silício em 2015 pelo empresário mexicano Ricardo Amper, Com sede na California, a empresa também conta com escritórios corporativos na Cidade do México, em Belgrado, na Sérvia, e agora no Brasil.

No fim de 2021, a startup subiu ao patamar dos unicórnios depois de levantar uma série B de US$ 225 milhões, elevando seu valuation para US$ 1,25 bilhão. Desde então, não para de crescer. Seu Centro de Desenvolvimento na Sérvia, por exemplo, triplicou de tamanho, triplicando também o número de colaboradores;

Em sua cartela de clientes estão bancos como Citi, Banorte e Sabadell. A tecnologia de IA para verificação de identidade digital também é utilizada por empresas como GBM Plus, Algo, Flynk, Konfío, Clip, entre outras.