Negócios

InDrive ataca em entregas B2B e prepara fundo para startups

Além de focar agora em grandes empresas, a companhia separou US$ 100 mi para investir em novos negócios

VP Global de Operações da InDrive, Sardana Mikheeva.
VP Global de Operações da InDrive, Sardana Mikheeva (Crédito: divulgação)

Grande parte do público que conhece o InDrive, o percebe como uma aplicação de mobilidade – um rival do Uber, por assim dizer. Entretanto, nos últimos tempos a companhia começou a diversificar sua oferta, entrando (à sua maneira) em verticais como entregas, fretes e serviços gerais, se posicionando como um marketplace. Agora, a empresa se prepara para dar um novo passo: o de entregas para grandes empresas.

A InDrive anunciou o novo serviço, chamado Delivery Pro, em um evento para jornalistas nesta terça (30), e o plano é disponibilizá-lo no mercado nos próximos meses – “no inverno brasileiro”, segundo revelou a VP Global de Operações da InDrive, Sardana Mikheeva (foto principal).

Com este anúncio, a empresa americana mira abocanhar a sua fatia em um mercado que movimenta cerca de R$ 200 bilhões anuais. O InDrive Delivery Pro será direcionado ao segmento de entrega como serviço, além de fornecer entregas sob demanda e soluções de gerenciamento.

Segundo a empresa, cada operação será definida de acordo com a demanda do contratante, no modelo turn key, em que a InDrive projeta e se responsabiliza por toda a cadeia logística, e o cliente pode gerir através de uma plataforma proprietária.

Os parceiros de entrega contarão com sistema de gerenciamento de cada entrega, dos turnos, painéis operacionais e financeiros, entre outras soluções. Um aplicativo dedicado, recursos de agendamento, roteamento online e serviços financeiros foram desenvolvidos exclusivamente para os entregadores deste novo negócio.

Outro modelo é a oferta de soluções fechadas para períodos de pico, ajudando empresas que precisam reforçar suas operações em épocas do ano de maior demanda. Por fim, a InDrive também oferecerá o Delivery Pro como SaaS, para companhias que possuem grandes frotas e precisam de tecnologia para fazer a gestão logística.

“Estaremos prontos para dar às grandes empresas a força para fazer suas entregas sob demanda para momentos de pico, ou uma terceirização completa da rede de entregadores”, destacou Sardana. Segundo a executiva, inicialmente a oferta vai atender necessidades de entregas dentro dos estados, utilizando veículos urbanos de carga, podendo utilizar a base de motoristas que o app já possui.

Ao contrário de outras verticais da companhia, o Delivery Pro não estará disponível por meio do aplicativo. Por ser voltado a clientes corporativos, os contratos serão firmados diretamente, valorizando ainda mais um atendimento sob medida.

Em conversa com o Startups, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da InDrive na América Latina, Fernando Santos, frisou que o Delivery Pro é uma virada de chave para a companhia, que nasceu das oportunidades vistas pela companhia em sua operação de entregas P2P.

Fernando Santos, gerente de Desenvolvimento de Negócios da InDrive na América Latina (Foto: Divulgação)
Fernando Santos, gerente de Desenvolvimento de Negócios da InDrive na América Latina (Foto: Divulgação)

Da vertical de entregas da InDrive, o Brasil representa 40% do faturamento global. Ainda é uma fatia pequena comparado ao core business de caronas, mas o crescimento chamou a atenção dos manda-chuvas em Mountain View, para onde a companhia se mudou depois de sair completamente da Rússia, onde foi fundada.

“No último ano crescemos 160% com nosso foco em PMEs e last mile. 85% de nosso volume de entregas vem daqueles empreendedores autônomos, que contratam um entregador pelo nosso app. Agora estamos preparados para atender estas necessidades de companhias maiores”, completa Fernando.

A nova aposta da InDrive a coloca em um jogo bastante diferente, saindo de uma competição com serviços como o UberFlash e 99Entrega para competir com nomes como a Loggi, que, curiosamente, anunciou recentemente que voltaria para o P2P com o serviço Loggi Fácil.

Fundo de investimento

Outro anúncio realizado pela VP Global da InDrive foi a criação de um fundo próprio para investir em startups em estágio pós-seed e que tenham negócios alinhados com a estratégia da empresa.

O fundo, chamado de New Ventures, tem um montante previsto de US$ 100 milhões – a empresa não falou o prazo pelo qual esse valor deve se estender. Segundo Sardana, os primeiros investimentos devem sair em breve. “Vamos começar a investir ainda este ano”, disparou.

Dinheiro no caixa para começar a investir e acelerar em novas frentes de geração de receita a InDrive acabou de captar. Em fevereiro, a empresa levantou US$ 150 milhões em financiamento da General Catalyst. A rodada de financiamento é um tanto diferente do padrão de mercado, pois ela foi estruturada como dívida com prazos de pagamento vinculados ao desempenho da startup.

Entretanto, em termos de crescimento no Brasil, a companhia tem suas metas bem estabelecidas. Apesar de não abrir números em relação ao Delivery Pro, na parte de entregas P2P e PMEs, o plano da empresa é crescer 70% este ano, e em base de cobertura no Brasil, o plano é fechar 2023 presente em 230 cidades.