Há pouco mais de 1 ano, a Box 24×7 surgia no mercado para implementar armários inteligentes em condomínios residenciais reunindo produtos como ferramentas e utensílios domésticos para facilitar o dia a dia dos moradores. Mas recentemente a startup decidiu pivotar a operação em busca de um modelo com maior potencial de escala. Como resultado, ela desenvolveu um sistema de delivery dos produtos como uma opção inteligente de locação de equipamentos via app.
“A vantagem do armário é ser prático – a pessoa vai lá, pega o que precisa e depois devolve. Mas pedir uma pizza também é. Por que não unir as duas coisas, entregando uma furadeira na casa de alguém com a mesma praticidade que se entrega uma pizza hoje em dia?”, questiona Fabio Ginzel, cofundador da Box 24×7, em conversa com o Startups.
Com o novo posicionamento, a companhia criou um app por onde o usuário pode alugar utensílios variados como secador de cabelo, panela de pressão, liquidificador, chapinha de cabelo, airfryer e até playstation. Os produtos são distribuídos por uma rede de parceiros que investem de R$ 5 mil a R$ 15 mil para adquirir os equipamentos e têm a possibilidade de ganhar uma renda extra os disponibilizando para locação. As entregas são feitas em até 1 hora na casa do usuário, que pode utilizar as ferramentas pelo tempo que precisar e, depois, solicitar a devolução dos itens.
“É uma forma de incentivar a reutilização de produtos, redução de resíduos e aumentar o acesso a esses utensílios, além de servir como fonte de renda para os micro distribuidores”, avalia Fabio, que fundou a empresa ao lado de Lino Reuters. Atualmente, a companhia tem cinco parceiros, que faturam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil por mês com a solução. A startup monetiza ao ficar com 30% do valor pago pelos clientes no aluguel dos produtos.
Hora de crescer
Para lançar o negócio, Fabio e Lino contaram com recursos via Family, Friends and Fools (quando amigos, colegas e pessoas próximas se unem para investir na empresa de estágio inicial) e, mais recentemente, um investidor anjo. Agora, com o negócio validado, faturando e com aumento de 30% ao mês no volume de produtos alugados (foram mais de 300 só em outubro), a meta é fechar uma rodada de aproximadamente R$ 3 milhões para acelerar o delivery e locação de utensílios via app.
Com o investimento, a startup pretende investir em marketing e expansão do time. A expectativa é encerrar o ano com 10 distribuidores parceiros na cidade de São Paulo e quintuplicar este número em 2024. A empresa, que hoje opera na capital paulista e recentemente conquistou o seu primeiro distribuidor em São Bernardo do Campo, tem planos de estar em toda a Grande São Paulo ainda em 2023 e, no próximo ano, expandir para Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.
Atualmente, a Box 24×7 está participando do Open Bosch, programa global da marca de ferramentas para testar soluções e desenvolver provas de conceito com potencial de impacto e parcerias na companhia.