Startups

Dell descontinua Dell For Startups e aposta em nova iniciativa

Empresa aposenta sua marca voltada a startups e lança programa mais amplo, focado no apoio a PMEs em diferentes estágios de crescimento

Leitura: 4 Minutos
Dell termina marca Dell For Startups | Foto: divulgação
Dell termina marca Dell For Startups | Foto: divulgação

A Dell Technologies está mudando a sua política de relacionamento e apoio a startups. A multinacional anunciou o fim de seu programa Dell For Startups, agora concentrando seus esforços em uma nova — e, segundo a companhia, mais abrangente — iniciativa de fomento a novos negócios.

A mudança foi comunicada pela Dell no começo de julho, trocando a marca Dell For Startups pela nomenclatura Dell Business Partnership. Segundo destacou a companhia em nota enviada ao Startups, o movimento segue uma tendência global da empresa, e o novo programa ainda guarda muitas semelhanças com o formato anterior, com benefícios e descontos na compra de equipamentos, assim como mentorias técnicas para fundadores e times das startups.

Segundo Marcelo Castiglia Pereira, diretor de Vendas Sênior para SMBs na Dell Technologies Brasil, a decisão de descontinuar o Dell For Startups para um outro programa reflete uma estratégia para apoiar de forma mais ampla e eficaz todo o ecossistema de pequenas e médias empresas.

“Ao unificar nossos esforços sob o Dell Business Partnerships, conseguimos alinhar nossos recursos de forma mais eficiente e gerar um impacto ainda maior para as startups. Isso nos permite oferecer um portfólio de soluções e benefícios personalizados que atendem a um espectro mais amplo de empresas em crescimento, com a flexibilidade e o suporte que elas precisam em cada etapa de sua jornada”, destacou o executivo, em nota enviada ao Startups.

Perguntado se a falta de uma nomenclatura dedicada a startups poderia causar um efeito indesejado (afastar em vez de aproximar as startups), Marcelo prefere manter o otimismo. Segundo ele, embora a marca Dell For Startups esteja sendo descontinuada, o compromisso da empresa com as startups permanece sólido.

“O Dell Business Partnerships foi cuidadosamente implementado para aprimorar o suporte que oferecemos. Nossos gerentes de desenvolvimento de negócios (BDMs) locais estão prontos para apoiar essa transição e garantir que cada startup continue recebendo o suporte dedicado que sempre teve”, frisa.

Novos posicionamentos

De acordo com o executivo da Dell, a principal mudança na troca dos programas está na integração e alinhamento de recursos. Em vez de um programa isolado, o objetivo da nova iniciativa é ter uma estrutura mais abrangente e preparada para atender as empresas à medida que forem crescendo. “Essa mudança na nomenclatura é, de fato, parte de uma evolução estratégica interna para otimizar a forma como entregamos valor”, explica.

Caso a intenção da Dell com o novo programa seja a de preparar as startups para, caso elas cresçam, futuramente se tornarem clientes grandes da companhia, trata-se de uma estratégia que se assemelha a outras revisões que algumas big techs fizeram em seus programas de fomento a startups.

Um caso parecido é o da Oracle, que no ano passado trocou o seu programa Oracle For Startups para o nome Oracle For Growth, uma versão revisada de seu programa para startups, focada não apenas em fornecer suporte técnico, mas também em utilizar sua presença no mercado para conectar grandes empresas e startups.

Contudo, apesar de tirar a palavra “startups” do nome do programa, a Oracle dobrou sua aposta no ecossistema, criando uma divisão especial para o relacionamento com hubs e startups, além de ter trazido a ex-Cubo Renata Zanuto para liderar essa frente.

No caso da Dell, nos últimos anos o programa para startups realizou alguns projetos de destaque, como um em parceria com o Instituto Caldeira, levando startups para imersão nos EUA durante o SXSW. Entretanto, ainda estamos por ver como o fim do Dell For Startups vai impactar o relacionamento da big tech com o ecossistema, ou se a nova iniciativa pode marcar um novo capítulo para a companhia no apoio a negócios inovadores.