O Grêmio, um dos dois gigantes do futebol no cenário gaúcho (o outro é o Internacional), acabou de fazer um movimento para se inserir em outro cenário em alta no RS: o de inovação. O clube lançou o Grêmio I9, programa de inovação aberta em parceria com o Instituto Caldeira.
Focada em inovação aberta, a iniciativa busca abrir as portas do clube para a comunidade de startups, tanto do ecossistema local quanto de outros Estados. Segundo destacou o clube em nota em seu site, o plano é endereçar desafios e demandas internas do clube, mas também tocar projetos que tragam benefícios para a jornada do torcedor.
Na visão do CEO do Grêmio, Márcio Ramos, o objetivo é que o torcedor tenha interações com o tricolor gaúcho por meio de soluções mais inovadoras. “O Grêmio tem que ser desejado, fácil e acessível aos nossos mais de 100 mil sócios e mais de 10 milhões de torcedores espalhados mundo afora”, explica.
Quanto às outras frentes em que o I9 pretende atuar, estão oportunidades para tornar o Grêmio mais inteligente, utilizando ciência de dados na área da Saúde, como prevenção, performance e identificação de talentos desportivos.
A iniciativa funcionará de duas formas. O plano do clube é se posicionar como um agente do ecossistema de inovação, abrindo suas portas para startups que queiram levar e testar suas soluções dentro do clube. A outra é de mapear desafios internos do clube e prospectar ativamente no ecossistema local empresas que possam solucionar estes desafios.
“As startups que tiverem maior aderência aos desafios e oportunidades do clube serão aceleradas, desenvolvidas e investidas, conforme o potencial de retorno esperado”, destacou o tricolor. De acordo com o diretor de marketing do clube, Henrique Guterres, em um primeiro momento o clube não deve fazer aportes em startups. O plano é apoiar startups no desenvolvimento de projetos dentro do clube e dar visibilidade aos negócios acelerados.
O projeto Grêmio I9 terá sua base no Instituto Caldeira e será conduzido com a equipe de Marketing do clube. Aliás, o programa já teve o seu início na última semana de maio, em que foram realizadas rodadas de matchmaking com mais de 25 empresas. Agora em junho, o clube sediará no Instituto Caldeira um Pitch Day para selecionar as primeiras startups.
Segundo explica Henrique, o plano do clube é já firmar nas próximas semanas os primeiros acordo com startups. “Pelos menos dois ou três startups já devem ser escolhidas neste primeiro momento”, avalia o gestor.
O programa faz parte de um amplo movimento de revisão estratégica do Grêmio. Segundo Henrique Gutterres, destaca a necessidade de criar uma visão global por parte do clube, e com isso, se conectar a experiências e projetos alinhados com as maiores empresas do mundo, sempre com o foco voltado ao torcedor.
“Nossa visão é colocar o Grêmio não apenas como uma plataforma de relacionamento com o torcedor, mas também com o mercado, criando possibilidades de negócio diversificadas”, explica Henrique. “Se uma fintech chegar na gente com a possibilidade de criarmos um banco do torcedor, é uma possibilidade que estamos dispostos a explorar”, pontua.
Tendência no futebol
Ao lançar o I9, o Grêmio se soma a um movimento que vem atraindo diversos clubes brasileiros nos últimos anos, que é o de se aproximar de startups e ecossistemas de inovação para endereçar os desafios administrativos e esportivos.
Um dos primeiros neste sentido foi o do Ceará Sporting Club. Em 2020, o “Vozão” lançou o (apropriadamente chamado) Vozão Conecta, programa voltado exclusivamente para a integração de startups em projetos de inovação tecnológica na área do futebol e do esporte como um todo. Na iniciativa, o clube se aliou ao hub Enzima, do Grupo Pluri, e ao Outfield Capital, fundo dedicado a startups no ramo esportivo.
Outro programa neste sentido foi lançado pelo São Paulo no ano passado. O tricolor paulista criou o Inova.São, centro de inovação aberta localizado dentro do estádio do Morumbi, com planos de gerar cerca de R$ 6 milhões em investimentos até 2025 e criar projetos voltados para a modernização da gestão e dos negócios do clube.