De olho no hype sobre inteligência artificial generativa, a Salesforce acaba de anunciar o lançamento de um fundo de US$ 250 milhões para investir em startups que estão desenvolvendo essa tecnologia. Segundo a companhia de software em nuvem, o veículo, criado pelo seu CVC, a Salesforce Ventures, já investiu em 4 startups: You.com, Anthropic, Cohere e Hearth.AI.
“A Salesforce Ventures tem investido em negócios de tecnologia corporativa de alto potencial há mais de uma década, e esses investimentos iniciais do fundo em empresas de IA generativa se encaixam perfeitamente nessa estratégia”, afirmou John Somorjai, vice-presidente executivo de desenvolvimento corporativo do fundo, durante o anúncio.
A novidade foi apresentada no TrailblazerDX, evento anual da companhia para desenvolvedores que acontece entre hoje e amanhã em San Francisco (EUA). Além do fundo, a Salesforce também lançou sua própria tecnologia de IA generativa, a primeira geradora de CRM de IA do mundo: o Einstein GPT. O chatbot será capaz de ajudar as empresas na gestão das relações com os clientes.
A tecnologia traz recursos semelhantes ao ChatGPT, chatbot que ficou famoso nas últimas semanas ao usar inteligência artificial para escrever textos, para a plataforma da Salesforce. Em parceria com a OpenAI, startup criadora do ChatGPT, a companhia vai ainda incorporar o próprio ChatGPT na plataforma de trabalho colaborativo Slack.
Segundo informou o TechCrunch, no ambiente de testes, o programa permitiu poupar tempo ao utilizador sugerindo respostas a solicitações, produzindo relatórios detalhados em poucos segundos e propondo campanhas.
Com a novidade, a Salesforce entra na briga com gigantes de tecnologia. Recentemente, o Google anunciou o início dos testes públicos com o Bard IA, sua solução rival do ChatGPT. Já a Microsoft decidiu investir US$ 10 bilhões por uma participação não divulgada na OpenAI, criadora dos softwares de AI generativa ChatGPT e Dall-E.