O Pulse, hub de inovação da Raízen que conecta startups às oportunidades de negócio da empresa integrada de energia, completa 6 anos, consolidando sua atuação para além do agronegócio. Hoje, o hub conta com 58 startups parceiras e mais de 120 projetos-pilotos pagos, dos quais 40 viraram contratos.
Com o intuito de fomentar novas soluções em diversas áreas de atuação da companhia, o hub já totaliza R$ 40 milhões em impacto financeiro, sendo R$ 5 milhões apenas no último ano-safra (abril/22 a março/23). Esse valor pode ser percebido na redução de gastos, otimização de horas trabalhadas, melhoria na tomada de decisão, contratação de talentos e mapeamento de tendências do mercado, entre outros impactos.
Criado em 2017 no AgTech Valley, em Piracicaba (SP), com foco no agro, o hub tem expandido sua atuação para segmentos como supply chain e energia, e evoluído seu papel no ecossistema, bem como suas prioridades estratégicas. No último ano, as principais novidades foram a abertura de um escritório na cidade de São Paulo e a criação do programa “Meu 1º Emprego na Raízen em Tech”.
Por meio de parcerias com edtechs, a iniciativa busca promover cursos nas áreas de programação e desenvolvimento de sistemas a grupos com pouco acesso a essa formação, como jovens de baixa renda, mulheres, imigrantes e refugiados. Ao todo, foram contratados 99 talentos para vagas nas equipes de tecnologia. A Soul Code – edtech voltada para a inclusão digital – é uma das parceiras que conta com estudantes contratados por meio do programa.
Segundo José Massad, diretor de TI & Digital da Raízen, a companhia tem evoluído globalmente, e pretende olhar outros mercados não só com startups mas também com universidades. “Para este ano, a ideia é avançar num modelo de cocriação com universidades, unindo a expertise do mercado e a academia para solução de problemas reais, além de projetos de intraempreendedorismo em parceria com a área de aprendizagem da Raízen”, afirma o executivo em conversa com o Startups.
Ainda neste ano-safra, o hub também organizará uma Chamada Aberta de Startups, buscando soluções, em nível global, de startups que possam atender aos segmentos estratégicos da companhia. Para 2024, o plano é evoluir ainda mais as estratégias que visam fomentar a cultura de inovação aberta da Raízen.