Inovação

TIM e Microsoft se unem para impulsionar startups voltadas ao 5G

Com créditos do Microsoft Azure e networking, startups residentes do Cubo poderão prototipar e produtizar novas aplicações

Foto: Canva
Foto: Canva

Com sua filosofia de inovação aberta, a TIM segue em sua missão de se tornar a escolha preferencial de startups que buscam parcerias para o 5G. Presente no Cubo Itaú desde 2019, a operadora tem feito uma série de ações, desde então, para estimular o ecossistema e fomentar a criação de novas soluções.

Em 2022, inaugurou seu Hub dedicado ao 5G no Cubo, abrindo oportunidades para novos negócios e desenvolvimento de soluções voltadas para a tecnologia. Já no início deste ano, criou um fundo de investimentos com foco em soluções baseadas em tecnologia 5G, gerido pela Upload Ventures Growth.

“Para que o 5G aconteça, ele depende de três pilares: cobertura de rede, dispositivo e aplicação. Esta última é fundamental para tangibilizar a conectividade fornecida pelo 5G, e é neste pilar que se baseia nossa parceria com o Cubo”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, em conversa com o Startups. Segundo ele, a TIM já contratou mais de 30 startups do Cubo – dentre elas a Digibee, Verifact e Pipefy – para usufruir de suas tecnologias dentro de casa.

Alavancando projetos no 5G

Dando continuidade à sua estratégia de aproximar-se das startups, fomentar novos projetos e iniciativas 5G, a companhia agora anuncia uma parceria com a Microsoft, utilizando o programa Microsoft For Startups Founders Hub. O principal objetivo é dar oportunidade para que startups residentes do Cubo com projetos voltados ao 5G possam prototipar e produtizar novas aplicações end to end. 

O programa oferece desde créditos do Microsoft Azure até networking, conhecimento e benefícios para ajudar a resolver os desafios das startups. “Estamos oferecendo créditos que vão de US$ 1 mil a US$ 150 mil às startups, além de mentorias técnicas. Em última instância, queremos colocar o produto das startups em nosso marketplace para atender às necessidades de negócio de nossos clientes”, conta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil

Para Renato Ciuchini, VP de Novos Negócios e Inovação da TIM Brasil, a colaboração com a Microsoft se torna um diferencial para startups que pretendem ampliar sua oferta de soluções 5G ao mercado: “Estamos conciliando inovação e negócios em um mesmo ambiente. Temos parcerias estabelecidas com startups que já atuam na TIM ou em clientes, e nosso foco sempre foi investir em soluções que geram novos negócios para todos”, finaliza.