Insurtech

Azos investe em expansão e entra em três novos mercados

Insurtech inicia operações em Curitiba, São José dos Campos e Santos, e investiu em talentos para sustentar expansão

Azos
Azos. Crédito: divulgação

A insurtech Azos, que criou uma plataforma para facilitar a contratação de seguros de vida e atraiu a atenção de investidores de peso nos últimos anos, está colocando o pé no acelerador para ampliar a sua presença geográfica no país. A companhia acabou de anunciar a sua entrada em três novos mercados: a capital Curitiba e duas cidades grandes paulistas – Santos e São José dos Campos.

De acordo com a insurtech, a chegada nestes três centros tem a ver com o PIB per capita e a penetração de seguros. “É uma população que possui uma maior aceitação à inovação e tecnologia, portanto um ‘match’ perfeito entre a demanda e nossa proposta de valor”, afirma Bernardo Ribeiro, sócio e co-fundador da Azos, em nota.

Antes do anúncio, a companhia tinha operações em Belo Horizonte, onde a empresa teve seu início, e desde então expandiu para as capitais em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para concretizar a expansão territorial com êxito, a Azos investiu em contratações. Em Curitiba, os nomes escolhidos para liderar o projeto foram Diego Souza, executivo com passagem em grandes empresas do setor, e Gisele Szesepanski, que atuou nas seguradoras MetLife e Mag Seguros antes de entrar na Azos.

Em São José dos Campos, quem comanda a operação é Letícia Nóbrega, consultora financeira há mais de 15 anos, tendo passado por empresas como Citibank e Porto Seguro. No litoral paulista, Tamara Simões assume o controle da iniciativa.

No rastro de investimentos

O anúncio de expansão da Azos vem no rastro de alguns investimentos que a companhia recebeu do final de 2021 para cá. No ano passado, a insurtech não chegou a anunciar expansões geográficas, apesar de ter recebido em dezembro de 2021 um cheque de R$ 10 milhões, em rodada liderada pelo fundo holandês Prosus (dona do iFood), com a participação da Kaszek, Maya Capital e Propel, que já haviam participado de um cheque-semente de US$ 2,2 milhões em 2020, responsável por colocar a operação da Azos de pé.

Na época, a empresa anunciou o que o aporte seria empregado no desenvolvimento de um aplicativo para smartphone e conectar corretores à platafoma, continuando a expansão da empresa. De acordo com a insurtech, o diferencial da sua plataforma é que usuários podem contratar apólices em poucos minutos, com custos bastante inferiores aos planos tradicionais.

Quem também investiu na Azos foi a Munich Re, considerada a maior resseguradora do mundo, no que foi o primeiro aporte da companhia alemã em uma startup brasileira – um cheque de US$ 6 milhões.

Para completar, outro fato relevante da Azos se deu no meio do ano passado, quando o “empresário celebridade” Marcos Buaiz e o cantor Thaguinho anunciaram investimentos na insurtech, por valores não divulgados, ganhando cadeiras no conselho da companhia. Além disso, o pagodeiro passou a ser um embaixador da marca junto ao público.

Segundo dados da própria insurtech, a Azos tem, atualmente, mais de 3 mil corretores parceiros, mais de R$ 10 bilhões em capital segurado e milhões de reais pagos em sinistros de seguros oferecidos pela empresa.