“Quem aqui tem algum seguro contratado levanta a mão”. A pergunta foi feita por Taiolor Morais, diretor de produtos e tecnologia da insurtech Youse, a uma plateia repleta de executivos durante um evento sobre o setor de seguros. Vários levantaram. “E quem está usando o seguro?” A essa pergunta, apenas meia dúzia disse sim. Mas, segundo Taiolor, a verdade é que todos estavam usando. Afinal, o seguro protege a pessoa ou seus bens o tempo todo, mas a percepção é de que somente é usado quando ocorre um evento – que o mercado chama de “sinistro”.
Para ele, a falta de educação financeira é ainda o maior entrave ao crescimento dos negócios B2C, ou seja, para o consumidor final. E este é o foco da Youse, especializada em seguros digitais para carros, casa e vida. Apenas 30% da frota de veículos no Brasil esta segurada, e menos ainda de casas – 20%. No caso do seguro de vida, a situação é ainda pior: 10%. Enquanto trabalha para vencer essa barreira, inclusive fugindo do “segurês”- uma agenda recentemente abraçada pela Susep, entidade que regula o setor – a Youse vem investindo em outra vertente: o B2B2C.
“Começamos a desenvolver nossa plataforma em 2022, no ano passado ampliamos as parcerias e em 2024 já temos mais de 20 em negociação. Este ano será de forte crescimento para a Youse Negócios”, diz Taiolor. Atualmente, Baeta Assessoria, 99, Minuto Seguros e outras já usam a plataforma.
Portal dos Parceiros
Os parceiros podem vender os produtos Youse através de integração via API ou pelo Portal do Parceiros – se for um corretor.
Segundo ele, a plataforma lançada em agosto do ano passado oferece às corretoras e empresas a mesma experiência proporcionada aos seus clientes diretos, ou seja, seguro personalizável, parcelas pagas mensalmente e apólice emitida na hora. “O corretor pode oferecer aos seus clientes uma jornada de contratação do seguro personalizado de acordo com cada necessidade e momento de vida. Para isso, basta ser funcionário de uma corretora ou ter CNPJ próprio.”
Além de corretoras, fintechs, wallets, empresas de benefícios, operadoras, varejo, marketplaces e seguradoras poderão começar a oferecer os serviços da Youse para seus clientes. “A empresa entra com a frente de comercialização e a Youse com a tecnologia, que permite ao parceiro o controle total em gestão de contratos e produtos oferecidos aos seus clientes”, diz o executivo.
A Youse nasceu em 2016 a partir de uma joint venture da Caixa Seguridade e da CNP Seguradora, marca francesa com mais de 170 anos no mercado segurador europeu e que está presente no Brasil há mais de 20 anos.
Mercado
Ao contrário do mercado de tecnologia financeira de modo geral, o mercado alvo das insurtechs é predominantemente B2C. Na América Latina, as que atuam em B2B2C são 18%. E as como a Youse, que atuam em ambas as frentes – B2C e B2B2C – é uma minoria de 0,8%. O dado está no último relatório sobre insurtechs da consultoria Distrito, divulgado no começo do ano.
O mercado global de seguros digitais deve atingir US$ 160 bilhões até 2030, segundo o Global Insurtech Industry Report, citado pela consultoria no mesmo relatório. No fim do ano passado existiam 250 insurtechs na América Latina, quase 60% delas no Brasil.