Passado o hype, começa o amadurecimento na adoção das inovações. No caso da inteligência artificial, um novo estudo divulgado pela AWS aponta essa evolução. Segundo a empresa, mais da metade das startups brasileiras (53%) já utilizam IA em seus negócios, e 31% estão desenvolvendo novos produtos com base na tecnologia.
Essa é uma das principais conclusões do levantamento “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”, realizado pela big tech, que revela ainda que 78% das startups acreditam que a inteligência artificial transformará seu setor nos próximos cinco anos.
De acordo com o estudo, as startups não estão apenas aplicando IA para otimizar processos, mas também já está sendo utilizada para o desenvolvimento de novos modelos de negócio. 29% das startups entrevistadas, 29% já empregam IA em aplicativos avançados, um percentual bem superior à média nacional de 12%.
Além disso, 31% das startups do estudo estão desenvolvendo novos produtos ou serviços com base na inteligência artificial, e 37% dessas empresas contam com talentos específicos em IA, demonstrando compromisso com o desenvolvimento interno da tecnologia.
Entre as companhias que utilizam IA, 95% relatam aumento de receita, enquanto 96% apontam melhorias na produtividade. Esses ganhos têm permitido aprimorar áreas como atendimento e relacionamento com o cliente (66%), treinamento de funcionários (56%) e desenvolvimento de novos produtos e serviços (56%).
Para o futuro, 89% dessas empresas acreditam que a IA impulsionará seu crescimento no próximo ano, e 85% esperam redução de custos com a continuidade da adoção da tecnologia.
Otimismo com IA
Para os respondentes, o país tem um ambiente que favorece a inovação, com 70% das empresas apontando que o Brasil é competitivo para startups, destacando o ecossistema consolidado (40%) e o acesso a mercados globais (39%) como fatores decisivos. Confirmando o otimismo, 70% das startups do estudo estima que IA transformará setores inteiros nos próximos cinco anos.
Segundo dados da AWS, cerca de 2 milhões de empresas passaram a utilizar IA somente em 2024, o que representa uma média de mais de três novas adoções por minuto. Com isso, o percentual de empresas brasileiras que utilizam a tecnologia saltou de 31% para 40% em um ano, um crescimento de 29%. A empresa aponta que, atualmente, mais de 9 milhões de organizações já adotaram IA internamente em seus processos.
“O dinâmico setor das startups não está somente adotando IA, mas também redefinindo processos e modelos a partir dela. A combinação de agilidade, inovação, desenvolvimento de talentos, infraestrutura e investimento tem levado o Brasil a uma nova era de crescimento impulsionado pela tecnologia”, comenta Karina Lima, Head de Startups da AWS no Brasil.