Inteligência Artificial

Alibaba promete ser melhor que DeepSeek e ChatGPT com nova IA

Gigante chinesa quer usar sua liderança no mercado local para emplacar seu novo modelo Qwen 2,5-Max

Alibaba
Fachada Alibaba | Shutterstock/VTT Studio

O DeepSeek mal chegou e já ganhou concorrência forte dentro do seu país: Alibaba. O grupo, que é um dos grandes líderes do e-commerce chinês, anunciou nesta quarta-feira (29) seu novo modelo de inteligência artificial Qwen 2.5-Max.

O Alibaba parece não querer deixar barato qualquer ameaça ao seu reinado, já sendo um grande nome dentro dos sites de B2B, vendas no varejo e pagamentos online, como AliExpress, Taobao e o próprio Alibaba em si.

Sendo assim, a nova inteligência artificial do grupo representa uma forte concorrência no mercado, não só para a DeepSeek, como também outros gigantes locais da tecnologia que também estão na corrida da inteligência artificial – um exemplo é a Tencent.

Em um anúncio divulgado pela rede social WeChat (app nº 1 na China), o Alibaba fez grandes promessas para sua inteligência artificial, provocando diretamente seus concorrentes. “A Qwen 2.5-Max supera amplamente o GPT-4o, DeepSeek-V3 e Llama-3.1-405B”, disse.

Apesar disso, ainda não há informações quanto aos custos operacionais da Qwen 2.5-Max — coisa que trouxe muita atenção para a DeepSeek nos últimos dias.

Contudo, o novo modelo é uma evolução do Qwen 2.5, família de mais de 100 modelos que o Alibaba anunciou em setembro passado, voltada a aplicações de diversas naturezas, como games, veículos autônomos e pesquisa científica, conforme disse a companhia na época.

A gigante chinesa do comércio eletrônico lançou pela primeira vez seu modelo Tongyi Qianwen, ou Qwen, em meados de 2023. Desde então, lançou versões melhoradas e afirma que, até o momento, seus modelos de código aberto foram baixados mais de 40 milhões de vezes.

“A Alibaba Cloud está investindo, com intensidade sem precedentes, na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de IA e na construção de sua infraestrutura global”, disse Eddie Wu, CEO da Alibaba, em comunicado divulgado no final do ano passado.