Para se manter na briga com a OpenAI, é preciso se mexer rápido. No caso da Anthropic, as coisas estão ligeiras, pois apenas seis meses depois de levantar sua série E, a deep tech já engatou a sua série F. A nova rodada veio com números notáveis. Se na série E anunciada em março, a empresa levantou US$ 3,5 bilhões, agora o cheque foi de impressionantes US$ 13 bilhões.
E tem mais: com o novo deal, a companhia foi avaliada em US$ 183 bilhões, praticamente triplicando o valor que a companhia tinha em sua série E em março, quando valia US$ 61,5 bilhões.
A rodada foi liderada pela ICONIQ, fundo conhecido por ter diversos líderes da Meta (Mark Zuckerberg, Sheryl Sandberg) entre seus cotistas, e que já investiu em nomes como Airbnb, Adyen e Robinhood. Também entraram como co-investidores os fundos Fidelity e Lightspeed, que tinha liderado a série E em março.
Segundo destacou a companhia em nota em seu site, o investimento servirá para aumentar a sua base de usuários, especialmente junto a grandes empresas, e também será aplicado para acelerar planos de expansão internacional, seguindo os passos da concorrente OpenAI – que inclusive recentemente anunciou a abertura de uma operação no Brasil.
“Estamos observando um crescimento exponencial na demanda em toda a nossa base de clientes”, disse o CFO da Anthropic, Krishna Rao, no post publicado no site da companhia. “Este investimento demonstra a extraordinária confiança dos investidores em nosso desempenho financeiro e a força da colaboração deles conosco para continuar impulsionando nosso crescimento sem precedentes”.
Os rumores sobre uma nova rodada da Anthropic já circulavam há algumas semanas, mas os valores cogitados eram menores do que o valor final anunciado. Segundo fontes, a empresa estava perto de fechar um acordo para levantar entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões em financiamento, a uma avaliação de US$ 170 bilhões.
Entretanto, a companhia vinha divulgando números animadores para os investidores, com um salto em sua receita recorrente anual de US$ 1 bilhão para US$ 5 bilhões ao longo de 2025, impulsionada pelo uso acelerado da API e pela adoção em empresas.
“A Anthropic agora atende mais de 300 mil clientes corporativos, e nosso número de grandes contas — clientes que cada um representa mais de US$ 100.000 em receita anualizada — cresceu quase 7 vezes no último ano”, disse a empresa em seu blog.
No lado da concorrência – no caso, a OpenAI – a última megarodada foi anunciada em abril, quando a empresa de Sam Altman captou US$ 40 bilhões em um deal liderado pelo SoftBank. Na parte do valuation, a OpenAI também se colocou bem à frente de suas rivais, com um valor de mercado fixado em US$ 300 bilhões.