Olivia, Flipper e Guiabolso — esses são alguns nomes de startups que foram adquiridas por empresas maiores e tiveram seus aplicativos descontinuados para terem seus serviços integrados a players como Nubank, XP e PicPay. Em um cenário onde apps de gestão financeira foram “sumindo do mapa”, o Gorila acabou se tornando um dos poucos sobreviventes, intensificando suas operações no B2B nos últimos três anos.
No meio desse período caótico, a empresa passou a reforçar sua aposta em inteligência artificial. “Em 2022, lançamos algumas funcionalidades internas que tinham recursos de Machine Learning. A partir daí, temos estudado como trazer isso como solução no mercado”, relembra Guilherme Miziara, Head de B2B do Gorila.
Hoje, o posicionamento do Gorila, ainda segundo o executivo, é de “uma tecnologia mais potente e inteligente para consolidar e cotizar investimentos”. E após tantos aprendizados, a companhia finalmente lança sua primeira solução voltada à IA neste mês de agosto, visando atender profissionais que trabalham na distribuição de investimentos (como assessores, consultores, analistas de family office, líderes de instituições financeiras, entre outros).
Nova carta na mão do Gorila
A aposta da vez é no chamado MCP Server (baseado no padrão aberto Model Context Protocol desenvolvido pela Anthropic), que permite que agentes de inteligência artificial e modelos de linguagem natural (LLMs) acessem os dados do Gorila. Com isso, o usuário recebe análises mais inteligentes e contextualizadas.
De forma simplificada, o que o recurso faz na prática é instruir os modelos de IA. “Estamos oferecendo uma camada de inteligência artificial para acesso a informações de portfólio e carteiras dos clientes. Assim, você pode literalmente conversar e combinar informações de portfólio com informações de outros contextos, como a internet”, explica Guilherme.
Ou seja, a ferramenta elimina a necessidade de navegar por planilhas e dashboards, permitindo que os profissionais conversem diretamente com os dados e obtenham respostas em segundos para perguntas complexas, como o impacto de eventos políticos em carteiras de clientes. Além disso, o sistema possibilita mais personalização para o cliente final, integrando planejamento financeiro e outros dados estratégicos aos portfólios.
Quem pode usar?
Para poder ter acesso ao MCP Server, é preciso, em primeiro lugar, ser cliente do Gorila. A partir disso, interessados podem pedir acesso ao ambiente de desenvolvimento para criar seus fluxos e agentes próprios com a ferramenta. O pedido deve ser feito por e-mail ([email protected]) ou através do site.
Vale lembrar que o Gorila oferece um treinamento para ensinar como utilizar o recurso. “A gente tem aqui um time de consultoria de soluções que ajuda o cliente a fazer toda a ativação, que é fazer toda a configuração inicial da ferramenta e preparar para o uso”, aponta o Head de B2B.