Uma das melhores formas para aprender inglês é vivenciando o idioma na prática. Ou seja, se virando em situações cotidianas e passando por apuros em um país em que se fala a língua. Só que não é todo mundo que tem condição de investir em uma viagem de intercâmbio ou em um curso de idiomas. Foi pensando nisso que quatro jovens amigos da periferia de SP decidiram criar uma startup que usa IA para ensinar inglês pelo WhatsApp: a BeConfident.
Em 2022, quando Felipe Silva, um dos fundadores, foi fazer um intercâmbio na Flórida, percebeu que a maior parte do tempo que ele estava realmente aprendendo a falar inglês era fora da sala de aula. Quando voltou da viagem, no fim daquele ano, o ChatGPT foi lançado e não demorou muito para surgir o boom da inteligência artificial. Foi então que ele e mais três amigos do ensino médio – programadores desde os 10 anos de idade, até ganharam um campeonato mundial de robótica – decidiram unir suas skills em hardware e criar uma tecnologia da IA acessível que permitisse às pessoas conversarem, em inglês, com nativos.
O modelo de negócio da BeConfident se baseia na venda do acesso a um tutor de inteligência artificial, que pode ser contatado a qualquer momento do dia por chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp. Em vez de passar tarefas ou repetição de frases, como no Duolingo, o tutor de IA mantém conversas sobre o cotidiano do aluno. Ou seja, funciona muito bem para quem já tem alguma noção de inglês e deseja fluência no idioma. Para aqueles que têm pouco ou nenhum vocabulário da língua, a IA fará uma conversação em ritmo mais lento, com instruções e exemplos, ensinando passo a passo a construção de frases, etc. São quatro modos de aula oferecidos: conversação, professor, vocabulário e lição. A assinatura anual da solução sai por R$ 400, podendo ser parcelada em 12x de R$ 39,90.
Em conversa com o Startups, Robson Amorim, cofundador e CEO, revelou que, em apenas dois dias de lançamento (em junho de 2023), a solução já tinha 50 clientes pagantes. “Somos lucrativos desde o primeiro dia e estamos crescendo em ritmo acelerado. Com seis meses de operação, acumulamos receita de R$ 1 milhão e, aos nove meses, chegamos a R$ 2,5 milhões”, conta. Hoje já são mais de 22 mil usuários ativos mensalmente em mais de 60 países.
Com tanto sucesso em pouco tempo, não demorou muito para investidores de peso se interessarem pela BeConfident. Entre janeiro e abril deste ano, a startup atraiu um pré-seed de mais de R$ 2,5 milhões com a Latitud e mais de 20 investidores anjo de peso, incluindo: André Penha (QuintoAndar), Manoel Lemos (Redpoint Ventures), Doug Scherrer (Nubank), Benjamin Gleason (Guia Bolso), entre outros.
Experiência multiplataforma
Segundo Robson, a startup agora está focada em oferecer uma experiência multiplataforma aos usuários. “Além do aplicativo que estamos desenvolvendo, vamos integrar o Google Chrome à nossa solução. Então ao navegar pelo Chrome, um pop-up da BeConfident se abrirá e um tutor de IA dará início a uma conversa, questionando o que a pessoa está fazendo naquele momento, etc”, explica.
Também está no roadmap da startup expandir o ensino para demais idiomas. Hoje as conversações com os tutores de IA são feitas do português para inglês, logo serão em qualquer língua para o inglês, e futuramente, de qualquer língua para qualquer língua.
E mais, em 2025 também está prevista a entrada da BeConfident no B2B. Ainda de acordo com Robson, muitas empresas já mostraram interesse em oferecer a solução da startup aos funcionários. “Porém, a gente ainda está focado no B2C, modelando muito a nossa experiência de aprendizado. Uma vez que essa experiência estiver muito mais robusta, estivermos crescendo no B2C, aí sim queremos avançar para o modelo corporativo”, finaliza.
*Na foto, os fundadores da BeConfident: Felipe Tiozo (CTO), Robson Amorim (CEO), Luan Cavallaro (CMO) e Felipe Silva (CPO)/Crédito: Divulgação