Inteligência Artificial

ChatGPT-5: Descubra o que muda com o novo modelo da OpenAI

Novo modelo da OpenAI promete interações mais naturais, melhor desempenho em tarefas complexas e foco em segurança e precisão nas respostas

Leitura: 3 Minutos
ChatGPT
ChatGPT (Foto: Canva)

A OpenAI lançou hoje (7) a nova geração do ChatGPT. O modelo de linguagem promete reconhecer melhor suas limitações, ser mais natural nas conversas e apresentar avanços significativos em programação. O chamado GPT-5 estará disponível a partir desta quinta-feira para todos os usuários, incluindo na versão gratuita da plataforma. Na próxima semana, ele também estará acessível nos planos Enterprise e Edu.

“O GPT-5 representa um avanço significativo em inteligência em relação a todos os nossos modelos anteriores, apresentando desempenho de última geração em codificação, matemática, escrita, saúde, percepção visual e muito mais”, escreveu a OpenAI em uma postagem no X.

Sam Altman, CEO da companhia, aproveitou as redes sociais para compartilhar mais detalhes sobre o novo modelo. Segundo ele, o GPT-5 é capaz de criar experiências interativas para explicar conceitos complexos, produzindo centenas de linhas de código em poucos minutos. Além disso, ele conta com um modo de voz atualizado, permite personalizar a cor dos chats, traz melhorias na memória e se integra a serviços como Google Agenda e Gmail para oferecer respostas mais relevantes.

Altman destaca que o GPT-5 também apresenta avanços notáveis em consultas de saúde – uma das maiores categorias de uso do ChatGPT. “Espero que ele forneça um serviço real às pessoas”, escreveu.

Mais precisão, segurança e limites

Uma das principais promessas do GPT-5 é estar muito menos propenso a alucinações, oferecendo respostas mais precisas e confiáveis. “Ao raciocinar, o GPT-5 reconhece com mais precisão quando as tarefas não podem ser concluídas e comunica seus limites com clareza”, informou a OpenAI.

A empresa também revelou uma nova metodologia de treinamento de segurança, projetada para ensinar o modelo a fornecer respostas úteis sempre que possível, respeitando limites de segurança.

“Se uma solicitação não puder ser atendida com segurança, o ChatGPT pode responder parcialmente ou explicar brevemente o motivo, oferecendo alternativas seguras”, explicou a companhia.

O GPT-5 agora é o novo padrão no ChatGPT para todos os usuários. Os usuários Plus podem escolher entre o GPT-5 e o GPT-5 Thinking, enquanto usuários Pro têm acesso a modelos legados por meio das configurações.