Os investimentos bilionários em IA por parte de gigantes da tecnologia continuam a todo vapor. A Cisco, fabricante de hardware e software para redes, anunciou nesta terça-feira (4), durante sua conferência anual Cisco Live, o lançamento de um fundo de US$ 1 bilhão para investir em startups de inteligência artificial “que ofereçam serviços seguros e confiáveis”.
Segundo a companhia, do total, US$ 200 milhões já foram investidos na Mistral AI, startup francesa de ex-funcionários da Meta e do Google; na Scale AI, startup de dados de IA; e na Cohere, startup canadense que desenvolve modelos de fundação para competir com a OpenAI.
Além de investir em startups de IA, a Cisco planeja se associar a essas empresas, conforme noticiou a Bloomberg. Isso pode significar usar a tecnologia delas em sua própria linha de produtos e ajudar a vender os serviços para clientes corporativos e agências governamentais.
“A IA está remodelando todos os setores do mundo em um ritmo sem precedentes”, disse Mark Patterson, CSO da Cisco, à publicação. “Alguns dos investimentos que faremos serão seguidos por alguns acordos de parceria.”
Por falar em parceria, a companhia anunciou em fevereiro a próxima fase de sua parceria com a gigante de chips Nvidia “para oferecer às empresas uma infraestrutura simplificada de IA baseada em nuvem e no local”, incluindo “hardware e software de rede para suportar cargas de trabalho avançadas de IA”.
Como parte de seu esforço para se concentrar em áreas de alto crescimento, como é o caso da IA e desenvolvimento de software, no mesmo mês, a Cisco anunciou cortes. O plano era reduzir seu quadro de funcionários em 5% até o fim de abril, ceifando mais de 4 mil funcionários globalmente — de um total de 84.900.