Inteligência Artificial

Claro entra na corrida pela IA e inclui ChatGPT Plus em pacotes

Claro aposta no ChatGPT por ser conhecido pelos brasileiros, mas timing de assinatura é curto em frente da concorrência

Leitura: 4 Minutos
Marcio Carvalho, CMO, junto de Rodrigo Marques, CEO da Claro
Marcio Carvalho, CMO, junto de Rodrigo Marques, CEO da Claro (Imagem: Divulgação)

A inteligência artificial deixou de ser apenas um recurso de nicho e já começa a se tornar uma pauta entre as grandes operadoras de telefonia. A corrida pelo diferencial tecnológico, que antes passava apenas por velocidade de internet, cobertura de rede e planos televisivos, agora também envolve parcerias com as gigantes da IA, refletindo o interesse crescente dos consumidores.

Nesta quinta-feira (04), durante um café da manhã exclusivo, a Claro anunciou uma parceria com a OpenAI. Agora, clientes que assinarem os planos Claro Multi — que combinam Banda Larga, plano móvel pós-pago e Claro tv+ — poderão resgatar 4 meses de ChatGPT Plus sem custo adicional. O tempo de assinatura, porém, parece pouco diante da concorrência, uma vez que, no último ano, a Vivo passou a oferecer 1 ano de acesso ao Perplexity AI para os planos elegíveis ao programa Vivo Valoriza.

Questionados pelo Startups sobre a diferença de tempo de assinatura em relação à concorrência, o CMO da Claro, Marcio Carvalho, destacou que cada operadora segue caminhos distintos e que a aposta da companhia foi se aliar à marca mais conhecida e lembrada pelos brasileiros quando o assunto é inteligência artificial: o ChatGPT.

“Cada vez mais, em qualquer conversa que a gente tem, no bar, na empresa, ou nas escolas, universidades, o assunto do momento é inteligência artificial. Mais de 50% dos brasileiros hoje usam algum aplicativo de inteligência artificial, cada vez mais para coisas cotidianas, para ser mais produtivo nas atividades da escola, do trabalho, para dicas de viagem, de restaurantes e tudo mais”, disse ele, acrescentando que o Brasil é hoje o terceiro país que mais utiliza o ChatGPT no mundo.

Já o CEO Rodrigo Marques reforçou que a iniciativa não deve se limitar apenas a uma ação promocional. “A gente não quer que seja só uma oferta comercial. Ela começa assim e tende a evoluir para dentro da Claro e para os nossos clientes de uma forma diferente, cada vez agregando mais valor”.

Nicolas Robinson Andrade, diretor da OpenAI no Brasil, disse por meio de vídeo que a parceria com a Claro vai permitir que ainda mais brasileiros possam se beneficiar da tecnologia e usá-la para resolver problemas no dia a dia.

“São mais de 50 milhões de brasileiros que estão usando essa ferramenta todo mês. Mais de 140 milhões de mensagens trocadas. Essa colaboração vai levar ainda mais pessoas a usar a tecnologia e encontrar formas de usá-la no dia a dia”, destacou.

O que mais mudou com a parceria Claro x OpenAI?

A parceria com a OpenAI também ampliou os planos da Claro, trazendo o ChatGPT para o Extraplay, uma franquia adicional que permite acesso exclusivo a alguns aplicativos sem comprometer a internet principal do plano. Com isso, os clientes podem usar o ChatGPT fora de casa, sem medo da internet acabar.

Os benefícios variam conforme o plano escolhido. No pré-pago, ao recarregar R$ 30, o cliente recebe 15 GB de internet, sendo 3 GB exclusivos para ChatGPT e YouTube. Nos planos Controle, há uma franquia extra de 5 GB dedicada a redes sociais e ChatGPT. Já os assinantes do Claro Multi, como mencionado anteriormente, terão direito a até 4 meses gratuitos do ChatGPT Plus, a versão avançada da ferramenta.