Jeff Bezos
Jeff Bezos (Imagem: Shutterstock/Photo Agency)

O fundador da Amazon está de volta – agora como co-CEO de uma nova aposta na corrida global da inteligência artificial. Nesta segunda-feira (17), o The New York Times anunciou que Jeff Bezos está por trás da criação da Project Prometheus, startup focada em engenharia e produção de computadores, automóveis e espaçonaves.

Até o momento, a nova empresa tem mantido um perfil discreto. Segundo o The New York Times, nem mesmo a data de sua fundação está clara, assim como o local onde será sediada. Apesar disso, já se sabe que a Project Prometheus recebeu um financiamento de US$ 6,2 bilhões, com parte desse valor vindo do próprio Bezos. Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que o valor coloca a companhia entre as startups em estágio inicial mais bem financiadas do mundo.

A nova startup já conta com quase 100 colaboradores, incluindo pesquisadores vindos da OpenAI, DeepMind e Meta, que demitiu cerca de 600 funcionários de sua divisão de IA no último mês.

Fase ‘pós-Amazon’ de Bezos trouxe interesse em IA

A entrada do bilionário no Project Prometheus marca sua primeira atuação em um cargo operacional formal desde que deixou a liderança da Amazon, em 2021. Desde então, Jeff Bezos passou a direcionar seu tempo e capital para uma série de projetos de longo prazo, como exploração espacial com a Blue Origin (concorrente da SpaceX, de Elon Musk) e gestão do jornal The Washington Post (da qual é proprietário desde 2013).

No meio disso, o executivo também vem avançando no campo da inteligência artificial. Nos últimos anos, ele apoiou startups como a KoBold Metals, que usa IA para localizar reservas de metais como cobre e lítio, e a Physical Intelligence, focada em aplicar algoritmos avançados a robôs.