Uma dupla de amigos e empreendedores norte-americanos está tentando construir uma espécie de Google para as inteligências artificiais. Diretamente de São Francisco, nos Estados Unidos, Will Bryk e Jeff Wang criaram a Exa, startup que está desenvolvendo um motor de busca projetado especificamente para IA, utilizando um banco de dados vetorial e embeddings para permitir que modelos de IA busquem informações na internet de forma mais precisa e confiável.
A solução se baseia na ideia de que à medida que a IA se torna cada vez mais presente na vida de pessoas e empresas, são as próprias plataformas de IA que deverão regularmente vasculhar a internet em busca de informações e retornar com respostas genuínas, sem alucinações (eventos em que a IA entrega respostas que são falsas).
A proposta atraiu Guru Chahal, sócio da Lightspeed, que liderou a série A de US$ 17 milhões da startup, com participação da Y Combinator e do braço de risco da Nvidia, NVentures. Desde a sua fundação, em 2021, a Exa já captou um total de US$ 22 milhões, incluindo um aporte seed de US$ 5 milhões. Além disso, a companhia chegou a participar da turma de verão de 2021 da YC.
Sabe quando você está digitando uma mensagem para um amigo e começa a escrever “Oi, como você…”, e antes mesmo de terminar o corretor sugere a palavra “está?”. Pois bem, enquanto o modelo dos Transformers é capaz de prever a próxima palavra em uma frase, o que a Exa faz é treinar o seu motor de busca para prever o próximo link. “As pessoas compartilham links na web e usamos esse conjunto de dados no modelo que treinamos. E treinamos o modelo para prever o próximo link. É um algoritmo de busca inovador”, disse o CEO Will Bryk, ao TechCrunch.
Enquanto um LLM completaria uma frase fornecendo a próxima palavra mais provável, o sistema da Exa faz isso com o link mais provável (ou os links mais prováveis) – mas deixando de lado o spam de SEO e a confusão gerada por IA que entope todos os motores de busca comuns atualmente. “Esta é uma visão muito ambiciosa”, disse Guru Chahal, da Lightspeed. “O que o Google é para os humanos, eles estão construindo para a IA.”
Um fato curioso é que os fundadores da startup, amigos que se conheceram no primeiro ano em Harvard, se uniram para empreender um ano antes do lançamento do ChatGPT. “Lançamos antes do ChatGPT. Nosso objetivo inicial como empresa não era atender a IAs. Era: como usar a IA para construir uma busca melhor?” explicou Jeff Wang.
Depois do sucesso estrondoso do ChatGPT, empresas começaram a buscar a Exa pedindo uma versão API de seu motor de busca para conectar a seus modelos de IA. Atualmente, essas empresas (como a Databricks) são os principais clientes da Exa, e utilizam o motor de busca da startup para uma série de casos – desde ter seus chatbots procurando informações na internet enquanto respondem às perguntas dos clientes até as próprias empresas buscarem dados para treinar seus modelos e algoritmos. A versão API do produto foi lançada há cerca de um ano e, segundo os fundadores, a startup tem tido uma “tração incrível” desde então. A Exa também oferece uma versão gratuita que permite que qualquer pessoa experimente seu motor de busca de forma limitada.