Agente de IA

Guerrinha IA chega para democratizar o acesso a treinos personalizados de corrida

A solução foi desenvolvida pela TuTo.IA, plataforma de agentes de IA, em parceria com o ultramaratonista Fernando Guerreiro

Leitura: 4 Minutos
Corrida (Imagem: Canva)
Corrida (Imagem: Canva)

O Guerrinha IA, treinador de corrida integrado ao Strava (aplicativo de monitoramento de exercícios físicos) e ao WhatsApp, foi anunciado neste domingo (05) durante o circuito SRun, patrocinado pelo Santander, no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. A solução foi desenvolvida pela TuTo.IA, plataforma de agentes de inteligência artificial, em parceria com o ultramaratonista Fernando Guerreiro, fundador da consultoria esportiva Holy Flow, e visa democratizar o acesso a treinos personalizados, com acompanhamento em tempo real e feedback imediato.

Segundo Thiago Silva, cofundador da TuTo.IA, a ideia nasceu da vivência dos próprios fundadores como corredores de rua, que enfrentavam dificuldades para receber retorno constante de treinadores humanos. “Quando você contrata uma consultoria de corrida, você quer ali uma pessoa que te direcione nos treinos e te ajude a evoluir ali nesse esporte. E depois de passarmos por várias consultorias no Brasil, vimos que todas elas tinham algo em comum, que era muitos alunos na mão de poucos professores. E aí o que acontecia é que literalmente a gente ficava no vácuo”, relata.

Levando isso em consideração, o Guerrinha IA foi desenvolvido para funcionar como um “ecossistema de suporte ao corredor”, sendo capaz de montar planejamentos de treinos sob medida, trazer técnicas de corrida, propor treinos específicos para diferentes objetivos e até recomendar estratégias de nutrição (com receitas). A solução ainda oferece orientações de prevenção de lesões, motivação contínua no estilo de coaching, além de avaliações de desempenho que ajudam o atleta a entender sua evolução. O agente também é capaz de responder dúvidas sobre acessórios, roupas e calçados adequados para cada tipo de treino ou perfil de corredor.

“Nosso objetivo é quebrar a barreira entre tecnologia e as pessoas. O corredor se sente
ouvido, motivado e acompanhado de perto, como se tivesse um treinador disponível 24
horas por dia”, destaca Thiago.

A solução ainda foi projetada para atender diversos tipos de público, indo desde quem está dando os primeiros passos na corrida de rua até atletas de alta performance, como maratonistas e ultramaratonistas.

Ainda de acordo com o cofundador, hoje, contar com um treinador de corrida de forma individualizada ainda é um privilégio para poucos. Segundo Thiago, o investimento costuma ser alto em comparação à qualidade do serviço entregue.

Com o Guerrinha IA, esse acesso se torna mais viável. Os planos partem de R$ 197 por mês, oferecendo acompanhamento digital 24 horas por dia e em qualquer idioma. Para quem busca uma experiência ainda mais completa, com encontros presenciais em grupo conduzidos pela Holy Flow, os valores podem chegar a R$ 369 por mês, incluindo até três encontros semanais no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Além disso, clientes Santander que participaram da corrida no kartódromo de Interlagos ainda contam com condições diferenciadas, com 20% de desconto sobre esses valores.

Do hobby ao produto

O desenvolvimento do Guerrinha IA nasceu da combinação entre o útil e o agradável. A TuTo.IA já atuava no mercado há mais de quatro anos, inicialmente como uma plataforma de gamificação corporativa. Em 2023, ao perceber a força crescente da inteligência artificial, a empresa decidiu reposicionar seu foco e, em 2024, lançou uma plataforma própria de agentes de IA.

Desde então, passou a se especializar na criação de agentes hiperpersonalizados para conversação, ajudando empresas a vender mais e gerar eficiência em suporte. Entre os clientes atendidos estão nomes de peso como SBT, R7, Cacau Show, BTG Pactual/One BTG e Continental Pneus.

Foi nesse contexto que os fundadores, Thiago Silva e Gustavo Amaral, decidiram levar sua expertise para um campo que também faz parte da vida pessoal deles: a corrida de rua. Ambos atletas, perceberam na prática as dificuldades enfrentadas por corredores no acesso a treinos personalizados e feedbacks consistentes. Assim, nasceu o Guerrinha IA, que une a inovação à paixão dos empreendedores pelo esporte.