A IA generativa, abordagem da IA que se baseia em redes neurais para criar conteúdo original, como imagens, músicas ou textos, veio para ficar, definitivamente. Desde a chegada do ChatGPT, a tecnologia está se popularizando, trazendo facilidades e comodidades à sociedade, bem como maior produtividade às empresas, com a automação dos negócios.
Para ilustrar como o investimento em IA generativa está em crescente evolução, a CB Insights criou o GenAI 50 — uma lista com as 50 startups mais promissoras de IA generativa em todo o mundo. A seleção foi baseada em conjuntos de dados da própria consultoria e critérios como inovação tecnológica e potencial de mercado.
As empresas selecionadas são de sete países, sendo a maioria delas com sede nos EUA. Em seguida estão startups do Reino Unido, Canadá e Países Baixos. Também são citadas startups da França, Alemanha e Israel. No total, as 50 startups listadas — OpenAI, Hugging Face e AI21labs são algumas — já arrecadaram mais de US$ 19 bilhões em investimentos, sendo que 11 delas são unicórnios.
Dentre os casos de uso e investimentos dessas startups na tecnologia em questão estão a animação de personagens em mídia e entretenimento, descoberta de medicamentos na área de saúde, assistentes de IA e interfaces homem-máquina (HMIs), bem como ferramentas de geração de código.
As 50 startups de IA generativa mais promissoras do mundo:
A121labs
Adept
Aleph Alpha
Anthropic
Aqemia
Assembly AI
Augmenta
Cradle
character.ai
Cleanlab
Cohere
contextual.ai
convai
descript
diffblue
ElevenLabs
Ello
Flawless
Fixie
Galileo AI
Glean
Harvey
Hebbia
Hipocratic AI
Hugging Face
Inflection
LangChain
Lightning AI
mem
midjourney
mindsdb
Move
Navina
Open AI
Perplexity
Poly
Synthesia
Subtle Medical
replit
runway
Tavus
TOffeeAM
Twelve Labs
Vectara
Warp
Weaviate
Whylabs
Wonder Dynamics
You
Zilliz