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Janus-Pro: DeepSeek anuncia IA geradora de imagens

Tecnologia ainda está em fase de testes, mas já é possível experimentar o modelo por meio da plataforma HuggingFace, uma comunidade especializada em IA

Depois da euforia, vêm as preocupações com o DeepSeek
Depois da euforia, vêm as preocupações com o DeepSeek | Canva

A DeepSeek não está de brincadeira. Após um começo de semana intenso e derrubando as gigantes da tecnologia por conta do seu chatbot, a empresa mostrou uma nova carta na manga: seu novo gerador de imagens com inteligência artificial, Janus-Pro 7B.

Esse modelo é a atualização do ‘Janus-Pro 1B’, lançado pela DeepSeek no ano passado. Ele aprimora a geração de imagens por meio de inteligência artificial. Confira a evolução de um modelo para outro:

Janus Pro
Demonstração da eficácia de uma versão antiga para a versão mais atual (Foto: Divulgação/Hugging Face)

Assim como o Alibaba, a DeepSeek também resolveu “cutucar” a concorrência, dizendo que seu modelo Janus-Pro 7B superou o DALL-E 3, da OpenAI, e o Stable Diffusion, da Stability AI.

Como usar o Janus-Pro?

Apesar das provocações, o Janus-Pro ainda não foi lançado oficialmente — isso significa que ainda não há um site para acessar o gerador de imagens ou um aplicativo para ser baixado na Play Store ou App Store.

O Janus-Pro está em fase de testes e pode ser experimentado na plataforma HuggingFace, uma comunidade dedicada à inteligência artificial.

O que é a DeepSeek?

DeepSeek (startup que leva o mesmo nome do seu chatbot) foi fundada por Liang Wenfeng em 2023, na cidade de Hangzhou, no leste da China. O empresário criou a empresa com 10 milhões de yuans (US$ 1,4 milhão) em capital registrado.

Apesar de ter sido inaugurada há algum tempo, a empresa só ganhou destaque mundial recentemente. No mês passado, a empresa divulgou um estudo informando que o treinamento do modelo de chatbot DeepSeek-V3 custou menos de US$ 6 milhões em capacidade computacional, utilizando chips Nvidia H800. Esse valor é significativamente inferior ao dos concorrentes, o que fez a IA ganhar notoriedade.

A inteligência artificial também chamou atenção por conta da sua eficiência, que foi comparada a do ChatGPT. Ou seja, é o famoso “bom e barato”.