A Meta Platforms anunciou nesta quarta-feira (09) que seu chatbot de inteligência artificial, o Meta AI, começará a ser disponibilizado em 21 países – incluindo o Brasil – a partir de hoje. Em uma publicação no Facebook, o fundador da Meta, Mark Zuckerberg, disse que a ferramenta estará disponível “em breve” para Brasil, Reino Unido, Filipinas e outros.
Na tarde desta quarta-feira, porém, o site da Meta AI no Brasil ainda informa que o chatbot não está disponível para o país. Para acessar a ferramenta, usuários devem possuir uma conta no Facebook ou Instagram.
Segundo a empresa, o Meta AI possui atualmente cerca de 500 milhões de usuários ativos mensais. A tecnologia foi lançada em setembro de 2023 nos Estados Unidos e já estava presente também em países como Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.
No Brasil, a ferramenta havia sido suspensa pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) por violar o direito de privacidade dos usuários. A autarquia, vinculada ao Ministério da Justiça, decidiu no fim de agosto pela liberação da Meta AI no país, após concordar com o novo plano de conformidade apresentado pela empresa.
Após a implementação gradual, a companhia planeja que o chatbot esteja presente em 43 países e em 12 de idiomas, com o objetivo de se tornar o assistente de IA mais usado no mundo até o final de 2024.
O assistente virtual poderá ser usado no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger para realizar ações, criar conteúdo e acessar informações em tempo real.
“As pessoas também poderão acessar a IA da Meta quando estiverem navegando em seu Feed do Facebook. Encontrou uma publicação de seu interesse? Você pode solicitar mais informações para a IA da Meta diretamente na publicação. Se você se deparar com uma foto da aurora boreal na Islândia, poderá perguntar para a IA da Meta qual é a melhor época do ano para ver o fenômeno”, explica a Meta, em comunicado.