A xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou na madrugada desta terça-feira (18) o Grok 3, sua nova versão de chatbot, em uma tentativa de competir diretamente com o ChatGPT e o DeepSeek. O lançamento acontece poucos dias depois de a OpenAI recusar uma oferta bilionária de compra feita pelo magnata.
Musk descreveu o Grok 3 como “assustadoramente inteligente” e destacou que a nova versão tem 10 vezes mais recursos computacionais que seu antecessor, lançado em agosto de 2024. “Grok 3 possui capacidades de raciocínio muito poderosas. Nos testes que realizamos até agora, ele está superando tudo o que já foi lançado, pelo que sabemos, o que é um bom sinal”, afirmou Musk em videoconferência durante a Cúpula Mundial de Governos em Dubai, na semana passada.
Segundo Musk, o Grok 3 oferece respostas mais precisas e contextualizadas que outros modelos de IA. A ferramenta também conta com o DeepSearch, um novo mecanismo de busca inteligente que permite pesquisa, brainstorming e análise de dados. Além disso, a xAI planeja lançar em breve um chatbot com interação por voz.
Uma das principais promessas do Grok 3 é reduzir os erros conhecidos como “alucinações”, que fazem com que chatbots de IA processem dados falsos ou incorretos como se fossem verdadeiros. Além de competir com o ChatGPT, da OpenAI, e a chinesa DeepSeek, o Grok 3 intensifica a disputa com outros modelos de IA, como o Gemini, do Google, e o Claude, da Anthropic.
Por enquanto, o Grok 3 está disponível apenas para assinantes do plano Premium+ no X por US$ 22 mensais, um valor bem abaixo dos US$ 200 cobrados pelo acesso completo ao GPT-4o da OpenAI. A xAI também planeja lançar em breve o SuperGrok, um novo plano de assinatura para o aplicativo móvel e o site Grok.com.