Febraban Tech

"Open source ajuda bancos a entenderem a IA", diz diretor da Huawei

Executivo diz que IAs de código fechado são como uma "caixa preta" para os bancos, mas open source pode revolucionar este cenário

Leitura: 3 Minutos
Neo Gong, diretor sênior de soluções da Huawei Digital Finance BU, durante apresentação no Febraban Tech 2025
Neo Gong, diretor sênior de soluções da Huawei Digital Finance BU, durante apresentação no Febraban Tech 2025 (Imagem: Divulgaçao)

O DeepSeek causa o maior alvoroço desde que ganhou os holofotes do mundo. A inteligência artificial chinesa open source chegou já abalando as ações das gigantes da tecnologia — e pode revolucionar a forma como conhecemos os bancos hoje em dia.

Isso porque, segundo Neo Gong, diretor sênior de soluções da Huawei Digital Finance BU, o DeepSeek traz dois diferenciais das suas concorrentes: código aberto (open source) e corte de custos. As duas coisas são extremamente atrativas para os bancos começarem a adotar a tecnologia.

Durante uma apresentação no Febraban Tech 2025, o executivo explicou que as IAs “fechadas” (aquelas que não possuem código aberto) acabam por deixar os bancos inseguros, como se fossem uma espécie de “caixa preta”, justamente por não saberem o que tem naquela tecnologia — mas o caso do DeepSeek é diferente. “O open source ajuda os bancos a compreenderem como a IA generativa funciona”, disse.

China como referência

O diretor usou a China como exemplo várias vezes durante sua apresentação, uma vez que, segundo ele, alguns bancos chineses já utilizam inteligência artificial em seus serviços, como é o caso do Postal Bank. “Talvez, em relação aos Estados Unidos, a China esteja mais avançada na adoção”, refletiu.

Neo Gong também disse que, no país, muitos engenheiros acabaram perdendo o emprego para a IA — coisa que, segundo ele, é normal — uma vez que a IA acaba “trabalhando melhor” do que estes funcionários.

Adoção da IA: o que muda para os bancos?

Com a adoção da tecnologia, os bancos acabam por reduzir a interferência humana e, por consequência, também reduzir custos, uma vez que o trabalho humano é diminuído.

Para Neo Gong, é possível dos bancos adotarem a inteligência artificial de diversas maneiras diferentes, a exemplo de um agente IA treinado para atendimento ao cliente, que poderia resumir os pontos principais de uma reclamação e dar uma resposta conforme seu banco de dados.

Ainda de acordo com o executivo, é essencial que as empresas busquem parceiros que entendam do seu negócio para fazerem seus agentes de IA.