
Nessa semana de Black Friday, que tal contar com a inteligência artificial para ajudar nas compras? Esse é o mote de recentes movimentos da OpenAI e Perplexity, que anunciaram novos assistentes de compras com IA antes da temporada de fim de ano.
Para concorrer com plataformas já otimizadas para a pesquisa de compras, como é o caso do Google Shopping, as duas empresas de IA integraram recursos dedicados ao varejo em suas plataformas de chat, ajudando usuários a pesquisar e refinar decisões de compra.
Segundo destacou a OpenAI em seu site, a nova ferramenta de IA para pesquisa de compras permite que o ChatGPT identifique itens dentro de especificações dadas no prompt, como por exemplo um laptop com certas configurações dentro da faixa de preço desejada. A ferramenta de imagem também está na nova funcionalidade, onde o usuário pode enviar fotos de roupas de alto padrão para receber sugestões de alternativas mais acessíveis.
Por sua vez, a Perplexity aprimorou a memória do seu chatbot para personalizar buscas de compras, afirmando que os usuários podem solicitar recomendações adaptadas a detalhes que o sistema já conhece sobre eles, incluindo localização ou profissão.
Segundo analistas, o movimento de players grandes como a OpenAI e Perplexity nesta direção representa uma ameaça para startups de IA que se destacaram neste segmento, como a Phia, Onton e Cherry.
Entretanto, segundo estas startups “menores”, o avanço das IAs generalistas não assustam. Segundo Zach Hudson, CEO da Onton, IAs especializadas continuam mais capazes do que modelos amplos e de uso geral.
“Qualquer modelo ou grafo de conhecimento é tão forte quanto suas fontes de dados subjacentes, e ChatGPT e Perplexity dependem de índices de busca como Bing ou Google, o que os limita à qualidade dos resultados fornecidos por esses mecanismos”, destacou o CEO ao TechCrunch.
A OpenAI e a Perplexity, no entanto, se beneficiam de suas bases de usuários já existentes e de sua capacidade de garantir parcerias com grandes varejistas. Enquanto players como Daydream e Phia redirecionam compradores para sites de varejistas externos, às vezes ganhando comissões de afiliação. A OpenAI integrou o Shopify, e a Perplexity se conectou ao PayPal, permitindo que usuários concluam compras diretamente dentro da interface de chat.
No fim das contas, o movimento mostra que tanto a OpenAI e Perplexity seguem firmes no seu plano de abrir novas avenidas de crescimento – e, é claro, de potencial geração de faturamento. Seguindo precedentes de Google e Amazon, elas podem mirar em receitas de ads, incluindo posicionamento pago de produtos dentro dos resultados de busca.