
O PayPal anunciou nesta quinta-feira (22) que fechou um acordo para adquirir a Cymbio, startup especializada em agentic commerce, em um movimento estratégico para acelerar sua atuação no e-commerce impulsionado por inteligência artificial. A transação, que ainda está sujeita às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Os valores envolvidos não foram divulgados.
Fundada em 2015 e com sede em Tel Aviv, a Cymbio criou uma plataforma que ajuda marcas e varejistas a organizar e distribuir informações de seus produtos — como catálogo, preços e estoque — em diferentes canais de venda ao mesmo tempo. Nos últimos anos, essa tecnologia passou a ganhar destaque por permitir que esses mesmos produtos apareçam em novos ambientes de compra baseados em IA. Por exemplo, assistentes conversacionais e mecanismos de busca inteligentes, que já são capazes de sugerir produtos e até finalizar compras automaticamente para os consumidores.
Com a aquisição, o PayPal planeja integrar a tecnologia da Cymbio ao Store Sync, sua solução de agentic commerce. A ideia é facilitar a descoberta dos catálogos dos lojistas por agentes de IA e garantir que pedidos realizados nesses novos ambientes sejam enviados automaticamente para os sistemas de gestão e de logística dos vendedores. Com isso, os comerciantes continuam atuando como os responsáveis pela venda, preservando o controle da transação e o relacionamento direto com o cliente final.
“A aquisição da tecnologia e da equipe da Cymbio vai fortalecer nossas capacidades de agentic commerce e acelerar a expansão para mais comerciantes. Ao tornar os catálogos de produtos descobertos em superfícies de IA, os lojistas podem aumentar as vendas e ampliar a oferta de produtos para milhões de consumidores que já fazem compras em plataformas de IA hoje”, disse Michelle Gill, vice-presidente executiva e gerente geral de Pequenas Empresas e Serviços Financeiros do PayPal, em comunicado enviado ao mercado.
Os serviços de agentic commerce e as opções de checkout do PayPal já estão disponíveis para lojistas no Microsoft Copilot e no Perplexity. Em breve, segundo a companhia, também estarão disponíveis no ChatGPT, da OpenAI, e no Gemini e AI Mode, do Google.
Entre as marcas que já usam a solução estão Abercrombie & Fitch, Fabletics, Ashley Furniture, Newegg e Adorama.
O PayPal já havia investido na Cymbio em 2022, por meio da PayPal Ventures, em uma operação de valor não revelado. Na época, o aporte veio apenas quatro meses depois de a startup ter levantado uma série B de US$ 20 milhões liderada pela Corner Ventures (antiga DAG Ventures).