Inteligência artificial

Qualcomm traz programa de IA para o Brasil em busca de startups locais

Iniciativa visa capacitar desenvolvedores e startups brasileiras em inteligência artificial, oferecendo mentoria, recursos exclusivos e subsídios para inovação

Leitura: 4 Minutos
Inteligência artificial
Inteligência artificial | Foto: Canva

A Qualcomm está trazendo para a América Latina o programa “IA Qualcomm para Inovadores”, criado com o objetivo de apoiar startups e desenvolvedores no uso de inteligência artificial. Lançada em 2019, inicialmente na região Ásia-Pacífico, a iniciativa já incubou 80 startups ao redor do mundo.

“A Qualcomm, assim como outras grandes empresas, não consegue avançar sozinha em tecnologia”, afirmou Marco Soares, diretor de engenharia da Qualcomm na América Latina, durante o evento de lançamento do programa. Ao destacar a importância da transferência de conhecimento e da geração mútua de valor, o executivo ressaltou que cada região tem suas especificidades – e, por isso, é essencial atuar com parceiros locais no desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas regionais.

Na América Latina, o programa começa pelo Brasil e pelo México, com a proposta de gerar impacto regional e social. A ideia é capacitar startups e desenvolvedores a projetar e implementar soluções baseadas em IA para enfrentar desafios locais. As aplicações podem abranger diversos setores da economia.

A Qualcomm aposta muito no Edge AI [processamento de inteligência artificial diretamente no dispositivo, próximo à fonte dos dados, sem depender da nuvem] e acredita que essa tecnologia será um grande transformador. Por isso, já oferecemos suporte, independentemente da vertical escolhida pelos parceiros”, pontuou Marco.

Segundo o executivo, 26 startups que participaram do programa conquistaram escala comercial em diferentes países somente neste ano. “Percebemos que o nível de aplicação varia conforme a indústria e as necessidades de cada país. Por isso, há uma grande diversidade de soluções, abrangendo desde a indústria automotiva até os setores de saúde, agricultura, cidades inteligentes, entre outros”, destacou.

Geração de valor

O programa será realizado em duas fases, e os participantes terão acesso exclusivo ao Qualcomm AI Hub, um ecossistema de ferramentas que reúne criadores de modelos, provedores de nuvem, ambientes de execução (runtimes) e kits de desenvolvimento (SDKs), com o objetivo de acelerar e simplificar o desenvolvimento de soluções de IA. As startups também contarão com treinamentos online e seis meses de mentoria individual para apoiar a construção e o refinamento de casos de uso nas plataformas da Qualcomm.

As empresas selecionadas poderão receber um subsídio de até US$ 5 mil, além de um incentivo adicional de até US$ 5 mil para o depósito de patente. Ao final do programa, será realizado um demo day, no qual a startup poderá apresentar seus resultados. A seleção para recebimento dos benefícios considera o impacto e a relevância regional da solução, o uso inovador do Edge AI e a performance alcançada.

A Qualcomm destaca que, embora ofereça suporte no processo, a titularidade da patente será exclusivamente da startup. “A Qualcomm promove o registro da patente, mas 100% da titularidade pertence à startup. A ideia é desenvolver o conhecimento e garantir que ele permaneça nessas empresas iniciantes”, explicou Marco.

“Para isso, criamos um ecossistema interno de treinamento técnico e de intercâmbio entre startups do mundo todo, para que possam interagir e trocar experiências. Também oferecemos recursos externos, como um diretório específico em nossa página da web com todos os materiais disponíveis. Isso é fundamental porque gera negócios para a startup, dando publicidade e visibilidade às soluções desenvolvidas”, completou.

Para Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm para a América Latina, programas como esse reforçam o compromisso da companhia com a capacitação tecnológica no Brasil e no México. “Estamos animados em contribuir para o desenvolvimento da inteligência artificial na região, agregando valor aos participantes”, afirmou.

Além da iniciativa de IA, a Qualcomm mantém um ecossistema dedicado ao desenvolvimento e à inovação de startups. Atualmente, a empresa trabalha com 318 companhias ao redor do mundo, envolvendo mais de 4 mil desenvolvedores. Entre os diversos casos de uso promovidos, estão assistentes para laboratórios farmacêuticos, agentes de IA para pesquisa, ferramentas educacionais, entre outros.

As inscrições para o “IA Qualcomm para Inovadores” estão abertas até 8 de agosto.