Negócios

Inter quer atrair novos clientes com rede social no seu aplicativo

Forum vai funcionar como uma “liga” dos 150 produtos da instituição e recompensará usuários por suas atividades

Leitura: 4 Minutos
João Vitor Menin, CEO global do Inter (à esq.), e Elisa Veeck, jornalista da CNN, durante o lançamento da rede social Forum em São Paulo
João Vitor Menin, CEO global do Inter (à esq.), e Elisa Veeck, jornalista da CNN, durante o lançamento da rede social Forum em São Paulo. (Foto: Divulgação)

O Inter anunciou hoje pela manhã o lançamento de uma rede social para seus clientes. De acordo com a instituição financeira, o Forum nasce com 10 milhões de usuários, cerca de um terço da base atual de correntistas. A rede pode ser acessada pelos clientes por meio de um botão na tela principal do aplicativo e tem recursos comuns em redes vizinhas como feed com scroll infinito, possibilidade de seguir e mencionar outros perfis e de postar fotos e vídeos.

Tela do aplicativo do Inter com o botão de acesso à rede social Forum. (Foto: Divulgação)

De acordo com João Vitor Menin, CEO global do Inter – que usa o @jvm no Forum – a ideia é que a rede não seja mais um produto, mas uma “liga” dos mais de 150 produtos do banco. Isso porque, além de fazer suas postagens e interações, os clientes poderão fazer compras no marketplace, ou investir em algum produto financeiro. “O Inter tem muitos produtos e quando você traz o conversacional, as pessoas interagem, criam inteligência coletiva e podem consumir mais produtos e mais voltados às suas demandas. O aumento pode ser até exponencial. Pode ser um marco importante na história do Inter assim como foi sair de um banco tradicional para um banco digital, ou o lançamento do marketplace”, disse João Vitor durante conversa com jornalistas em São Paulo.

De acordo com ele, além de fomentar mais engajamento, o Forum dever trazer novos correntistas para o Inter. “A gente consegue medir que houve aumento de contas com o shopping. [O Forum] Certamente vai ajudar a trazer mais correntistas”, pontuou.

Enquanto isso não acontece, o Inter já tem se beneficiado da inteligência coletiva da rede. João contou que durante uma reunião interna usou o Forum para saber se os clientes queriam, ou não, ter a possibilidade de trocar pontos do programa de benefícios Loop em limite de cartão de crédito. Em 15 minutos, a enquete lançada por ele trouxe a resposta: sim. A expectativa é que nas próximas semanas o recurso esteja disponível.

Assim como acontece nas outras redes, os usuários do Forum também serão recompensados pelas suas interações. De acordo com o volume de postagens e interações nos conteúdos, eles poderão ganhar pontos no Loop, o programa de recompensas do Inter. Segundo João Vitor, as premiações serão moldadas e alteradas de acordo com a evolução do Forum. Formas de monetização direta, como publicidade também poderão ser exploradas mais adiante.

Por ser uma rede fechada para correntistas, o executivo disse acreditar que a rede já nasce segura. Quem está ali está identificado e passou pelo processo de validação e pode ser identificado caso faça alguma coisa errada. A moderação das postagens será feita por meio do uso de tecnologia.

Durante evento em São Paulo hoje pela manhã, João Vitor disse que o Forum é a primeira rede social de investimentos do Brasil. Mas a ideia já foi testada por aqui e na América Latina pela Sproutfi, que acabou fechando as portas. A Invight, que recebeu investimento do BTG, era uma rede à parte que tinha a proposta de se conectar com diferentes corretoras. Mas também deixou de existir.

No Inter, o Forum surgiu a partir de um primeiro projeto com comunidades de investimento. Desde a criação do serviço, em 2018, 650 mil pessoas interagiram em 55 mil comunidades, segundo João Vitor. De acordo com ele, as comunidades continuarão a existir e serão mais integradas ao Forum.