A noite desta quarta-feira (5) foi marcada por um novo capítulo na rivalidade entre os proprietários da Meta, Mark Zuckerberg, e do Twitter, Elon Musk. O Instagram lançou o Threads, rede social no estilo microblog para concorrer diretamente com o Twitter.
Em 7 horas de funcionamento, a novidade ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários. Algo justificável pelo fato de a rede ser atrelada ao Instagram, que conta com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo. O Threads foi lançado em mais de 100 países e está disponível para iOS e Android.
Para surpresa de ninguém, a estreia da rede social foi marcada pela troca de farpas entre Musk e Zuckerberg no Twitter. O dono da Meta postou na noite de ontem seu primeiro tuíte em mais de uma década, com uma imagem de um duelo de dois homens-aranhas.
Não demorou muito para Musk responder a provocação com sua própria réplica sobre o Instagram: “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter, do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”.
Threads na prática
Quem tem uma conta no Instagram pode entrar na nova rede social usando o mesmo usuário e senha. A rede suporta posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.
A página inicial do perfil pessoal, por exemplo, contará com duas colunas: “threads” e “respostas”. Será possível escolher quem poderá responder aos posts publicados – todos, apenas quem estão seguindo ou somente as contas citadas. Aqueles que você bloqueou no Instagram também são bloqueados no novo aplicativo.
Uma diferença para o Twitter é que, por enquanto, o Threads não tem área de trending topics, que mostra os assuntos mais comentados na rede.
As ações da Meta fecharam o pregão de quarta-feira (5) com uma alta de quase 3% em Nova York e avançaram mais 1,7% após o horário regular de negociação.