Internet

No lugar do Twitter, apareceu um X. E agora?

Elon Musk mudou nome e logo da renomada rede social do passarinho para X, com plano de montar o seu superapp

Twitter X
Twitter X. Crédito: reprodução

Dormimos usando o Twitter, acordamos usando o X. Na calada da noite, Elon Musk fez a mudança que alguns esperavam e transformou o microblog no X, nova rede social que o bilionário quer transformar em seu superapp.

X é o estado futuro da interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por inteligência artificial, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”, disse a CEO Linda Yaccarino, em um tweet – ou melhor, em um X.

Pois é, agora os usuários terão que se acostumar com o novo nome das postagens, que deixão de ser chamadas tweets para serem apenas “Xs”. Resta saber como vai ficar o verbo “tuitar” – “xizar”, talvez?

A mudança já impactou o app e o site que antes eram do Twitter, embora o design ainda não tenha sido completamente remodelado – ele ainda mantém os tons de azul. Entretanto, no lugar do passarinho – chamado Larry em homenagem ao lendário jogador do Boston Celtics Larry Bird = no canto esquerdo superior, agora fica o X.

Para quem está se perguntando a razão do novo nome, ela tem a ver com o nome da empresa que Elon Musk montou alguns meses atrás para controlar o Twitter – chamada X Corp. Inclusive, segundo afirmou Elon na época da divulgação da nova empresa, a troca de nome “deveria ter sido feita há muito tempo”.

“Em breve, daremos adeus à marca Twitter, e gradualmente a todos os pássaros”, afirmou Elon Musk em seu perfil na rede social. Para completar, ele compartilhou uma foto do novo logo projetado na lateral da sede do Twitter em San Francisco.

Para Linda Yaccarino, o potencial com a nova marca é empolgante. “O Twitter causou uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos. Agora, o X vai mais longe, transformando a praça da cidade global”, afirmou a executiva em seu perfil.

O superapp de Elon Musk

A ideia de transformar o Twitter em um superapp já tinha sido apresentada por Musk no ano passado, ainda na época em que o bilionário tinha começado a comandar a companhia. Segundo o empresário, o plano é de transformar o app X em uma plataforma nos moldes do WeChat, concorrente chinês do WhatsApp que reúne em um único lugar serviços de mensageria, pagamentos, e-commerce e mais.

Em participação no podcast All In, o dono da X falou de sua vontade de converter o Twitter em um app novo e que agrega mais na vida das pessoas. Durante uma reunião com funcionários da rede social, Musk também citou que tem o desejo que o site se torne uma grande “praça digital” que permite ir além da rede social, um local para postar vídeos e comentários, mas também atue como um canal para a realização de pagamentos criptografados.

Superapps são uma tendência apenas no Oriente e não há uma empresa que opere com esta maestria no Ocidente. Musk seria o primeiro empresário a colocar a ideia em prática e de acordo com ele, a compra do Twitter seria apenas o caminho inicial para que isso dê certo. Ou seja, a rede social seria mais que um lugar para se falar sobre os diversos assuntos da sociedade.

A ideia de um superapp – assim como o X – não é algo novo para Musk. Ela remete ao X.com, fintech fundada por ele lá em 1999 e que veio depois a se tornar o PayPal, negócio que transformou a carreira do empresário. Em um tweet postado em 05 de outubro de 2022, ele disse que compra do Twitter é uma forma de acelerar a visão original da X.com.

Reações

Não tinha como não acontecer. A mudança provocou fortes reações do usuários da rede social, que apesar de não ser tão frequentada quanto outras, tem uma base bastante engajada. Inclusive no Brasil, as reações ao novo logo do que antes era o Twitter já renderam bons memes. Rolou até referência ao “X” da Caixa Econômica Federal e da apresentadora Xuxa.

Quem também não escapou da galhofa foi Mark Zuckerberg, fundador da Meta que recentemente resolveu criar a sua cópia do Twitter, chamada Threads – e que em poucos dias já bateu a casa da centena de milhões de usuários. Para os piadistas de plantão, a decisão de Musk pode ter efeitos no nome da rede social da Meta.