Investimento

ABSeed lança novo fundo de R$ 150M com foco em SaaS e B2B

Seed 3 seguirá linha dos fundos anteriores, buscando por startups em estágio inicial, mas IA entrará no radar dos investidores

ABSeed. Foto: Divulgação
ABSeed. Foto: Divulgação

A ABSeed Ventures, casa de investimentos especializada em startups SaaS e B2B em estágio inicial, anunciou nesta quarta-feira (15) o lançamento do seu terceiro fundo, o Seed 3, no valor total de R$ 150 milhões. Os cheques devem variar de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões por empresa. De acordo com a gestora, o fundo já está pronto para realizar seus primeiros investimentos. Embora o foco continue sendo o Brasil, os gestores estão abertos a mais oportunidades na América Latina. 

Geraldo Melzer, cofundador da ABSeed, afirma que, embora a tese do Seed 3 seja a mesma dos fundos anteriores, a ideia agora é apostar mais na combinação do modelo de negócio SaaS atrelado a camadas de monetização complementares, a exemplo de fintechs e marketplaces. Além disso, também entrarão no radar dos investidores as empresas que fazem uso de inteligência artificial, potencializando seus produtos, seja pelo processamento ou pela qualificação de dados proprietários.

Para ele, o momento é favorável para o investimento em startups. “As turbulências vivenciadas pelo mercado de tecnologia nos últimos anos trouxeram maturidade para o ecossistema. A cautela dos investidores acabou subindo a régua na avaliação de negócios emergentes e trazendo valuations e rodadas mais saudáveis. Temos um deal flow proprietário no qual avaliamos entre 8 e 10 startups semanalmente e a qualidade dos fundadores tem nos surpreendido positivamente”, completa.

Histórico positivo

O Seed 3 nasce com a maior parte do seu capital aportada pelos cotistas dos fundos anteriores. Além disso, o casal de empresários Christiane Hufenussler e Paulo Mattos, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que investem na ABSeed desde a sua criação, agora passam a fazer parte do time de sócios estratégicos, ancorando o terceiro fundo.

Fundada em 2019, a ABSeed já investiu em 20 startups. Entre elas, a Conta Simples e a Swap, além da martech Uncover, da Gedanken (software para supply chain), e da SafeSpace (plataforma de compliance para denúncias de assédio e discriminações dentro de empresas).

Com 11 investidas, o Seed 1, de R$ 40 milhões, já acumula três saídas, que garantiram um retorno (distributions to paid-in-capital) de 150% aos investidores. São elas Movidesk, Meetime e Conta Simples. A expectativa é alcançar quatro vezes do capital investido (MOIC) e uma taxa de retorno interno (TIR) acima de 40%.

O Seed 2, por sua vez, no valor de R$ 100 milhões, conta hoje com nove investidas e possui reserva para os últimos investimentos, além de recursos para follow on. No final de 2023, a ABSeed fez o seu primeiro investimento em uma startup fora do Brasil. Ao lado do VC global Zacua Ventures, da Fifth Wall, maior investidora em construtechs do mundo, e da Terracotta Ventures, a gestora investiu na Construex, um marketplace combinado a SaaS equatoriano focado na construção civil.