O mercado de venture capital é regido por um conceito conhecido como lei de potência. A ideia por trás da power law é que um pequeno número de investimentos vai gerar grandes retornos para um fundo. E grande parte do trabalho dos gestores é achar essas oportunidades que trarão resultados desproporcionais.
A a G2D – braço de investimentos da GP Investments voltado a negócios de alto crescimento listada na B3 – acaba de experimentar na pele como é achar um desses. A companhia colocou no caixa cerca de 52% de seu valor de mercado com apenas uma transação. Isso acontece por meio da marca de produtos pet Edgard & Cooper para a gigante internacional General Mills.
Segundo destacou a G2D em nota, o negócio renderá R$ 117 milhões (aproximadamente US$ 22,6 milhões) ao caixa da companhia – um incremento da ordem de R$ 47,2 milhões no valor de seu patrimônio líquido em relação ao 4º trimestre de 2023. A General Mills pagará o valor integral em dinheiro.
Em relação ao valor investido pela própria G2D na Edgard & Cooper em 2020, o retorno foi de aproximadamente 40%. O aporte na marca belga de produtos pets foi realizado por meio da sua participação na The Craftory, casa de investimentos com sede na Inglaterra que prioriza aportes em marcas disruptivas de bens de consumo – entre as investidas estão nomes como a foodtech plant-based chilena NotCo.
A G2D Investments já realizou seis eventos de liquidez até o momento, com a venda parcial ou total em empresas como Coinbase, CloverHealth, 2TM, Blu, Cerc e OpenGov. Com a transação envolvendo a Edgard & Cooper, o valor estimado do patrimônio líquido por ação da G2D evoluiu de R$ 6,17 (valor divulgado no último balanço) para R$ 6,58, destacando o impacto positivo da venda para a empresa e investidores.
Inclusive, na nota enviada à imprensa, a G2D frisou que este foi o primeiro exit integral do portfólio da The Craftory, que ainda conta com mais de dez investidas. Além da NotCo, outros nomes são a TomboyX, marca de roupas que rejeita estereótipos de gênero, a Dropps, fabricante de cápsulas biodegradáveis de detergente e a Seeds, empresa de probióticos de última geração.
“Estamos extremamente satisfeitos com a performance alcançada por meio desta transação”, diz Carlos Pessoa, diretor de relações com investidores da G2D, em nota. “A venda da Edgard & Cooper não apenas demonstra a eficácia de nossa tese de investimento no mercado de consumo, mas também fortalece nossa posição financeira, permitindo-nos continuar a buscar oportunidades de investimento promissoras no mercado”, complementa.
Em funcionamento desde 2016 e presente em 13 mercados europeus, a belga Edgard & Cooper se destacou no mercado europeu com sua abordagem sustentável e natural para seus produtos pet, especialmente no uso de papel e tintas à base de água nas suas embalagens. Com esta abordagem, a companhia contabilizou mais de € 100 milhões em vendas no ano passado.
Com a compra, a General Mills – que no Brasil controla marcas como Kitano e Yoki – quer acelerar o seu (apropriadamente nomeado) programa Accelerate, investindo em marcas de alcance global para render retornos de longo prazo para seus acionistas. “A Edgard & Cooper está na intersecção dos itens mercados centrais e plataformas globais da nossa estratégia”, disse Jon Nudi, presidente da parte de pets, negócios internacionais e food service da General Mills na América do Norte, em comunicado.