Food delivery

Rappi capta US$ 100M em dívida com Kirkoswald e Santander

Segundo a empresa, recursos serão destinados a três frentes: crescimento, refinanciamento e capital de giro para impulsionar expansão na região

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Rappi. Foto: divulgação
Rappi. Foto: divulgação

Para bancar seus planos agressivos de crescimento no mercado latino-americano, o Rappi anunciou uma de suas maiores operações de financiamento desde sua fundação, em 2015. A empresa colombiana fechou um empréstimo sênior de US$ 100 milhões em um acordo com a gestora de crédito privado Kirkoswald e o Banco Santander.

Segundo destacou o Rappi em nota, os recursos serão destinados a três frentes: estratégia de crescimento, refinanciamento e capital de giro para impulsionar sua expansão na região. De acordo com a própria companhia, trata-se da maior operação de dívida já realizada pela empresa.

Na visão de Simon Borrego, cofundador e CEO do Rappi, o negócio com as duas instituições chega em um momento importante de crescimento e maturidade da companhia.

“Obter este tipo de respaldo no desafiador ambiente atual de captação de recursos para empresas em expansão reflete o compromisso de nossa equipe, assim como a confiança e visão compartilhada da Kirkoswald Private Credit e do Banco Santander para construir uma aliança inovadora”, afirmou.

Avaliado em mais de US$ 5 bilhões em 2021, o Rappi já levantou mais de US$ 2,4 bilhões em 13 rodadas de investimento, com aportes de nomes como Sequoia Capital, Andreessen Horowitz, T. Rowe Price, Y Combinator e SoftBank — que em 2019 injetou US$ 1 bilhão na empresa.

Entretanto, em meio a um mercado cada vez mais complicado para rodadas late-stage — e ainda menos favorável para players do setor de delivery, como o Rappi — a captação de dívida acabou sendo a alternativa mais viável no momento.

“Nesta nova fase de maturidade operacional, a colaboração reforça a capacidade da Rappi de escalar estrategicamente e consolida a confiança em seu modelo de negócio, liderança e impacto regional”, destacou a empresa em comunicado.

Para reforçar sua presença no mercado latino-americano — e reagir no Brasil à concorrência com o líder iFood e novos entrantes como a Keeta (Meituan) — o Rappi realizou uma grande reformulação em sua estratégia no fim do ano passado.

Em dezembro, apresentou o “Novo Rappi”, considerada a maior atualização da plataforma desde seu lançamento em 2015. Na época, a companhia destacou que a reformulação combina tecnologias de ponta, como inteligência artificial para personalização de ofertas, com novidades pouco comuns em aplicativos de delivery, incluindo recursos de interação social e a entrada de influenciadores para gerar conteúdo e engajamento.

No Brasil, a empresa prometeu investir R$ 1,4 bilhão em sua estratégia de crescimento até 2028. O anúncio ocorreu em meio ao acirramento da disputa no mercado de entregas no país, no mesmo mês em que a 99Food e a chinesa Meituan também anunciaram investimentos bilionários. Em 2024, o Rappi alcançou faturamento de R$ 2,5 bilhões — e a meta para 2025 é dobrar esse valor.