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Invight se prepara para escalar com rede social de investimentos e educação financeira

Com mais de 100 mil usuários, a startup investida pelo BTG Pactual conecta investidores, influenciadores e corretoras

Foto: Canva
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Desde o ano passado, a Invight se propõe a resolver uma lacuna existente entre as pessoas que têm dinheiro para investir, querem investir, mas não sabem como. A rede social financeira surgiu devido ao crescimento do número de investidores pessoas físicas no mercado. Segundo dados da B3, em 2022, foram registrados 17,2 milhões de investidores. 

Pelo aplicativo gratuito da startup, investidores iniciantes têm acesso a um programa de educação financeira didático e lúdico, baseado no conteúdo de vídeos curtos produzidos por creators independentes, com recomendações de compras ou vendas de ativos. O principal objetivo é democratizar o acesso da população à informação de qualidade, aprendendo a investir com autonomia.

“O problema não é mais o acesso a investimentos, mas como investir. Nossa proposta é conectar no mesmo ambiente o investidor que tem o dinheiro e quer saber o que fazer com ele, às instituições financeiras, de uma forma escalável e em uma linguagem fácil”, detalha Pedro Cespi, head do Invight, em conversa com o Startups

Pedro Cespi, head do Invight (Foto: Iara Morsalli)

O projeto nasceu em 2021 e foi lançado no mercado em julho de 2022 com o apoio de um seed money do BTG Pactual, cujo valor não foi divulgado. Segundo Pedro, este ano foi o momento de entender o produto e ajustar a casa para, em 2024, ganhar tração e monetizar com um produto mais robusto. 

Atualmente, o Invight possui mais de 100 mil usuários cadastrados. A rede social também serve como ponte de conexão dos investidores à corretoras. Ou seja, o usuário é redirecionado às corretoras parceiras da startup para fazer seu investimento, sem precisar sair do app da startup. BTG Pactual, Empiricus Investimentos e Necton são alguns exemplos onde os investidores podem enviar e acompanhar suas ordens em tempo real.

O movimento mais recente da companhia foi ingressar no mercado cripto ao fechar uma nova parceria. O Mercado Bitcoin é a primeira exchange a fazer essa integração, permitindo que os usuários acessem serviços relacionados a ativos digitais e invistam em criptomoedas diretamente no Invight por meio da infraestrutura oferecida pelo MB. Os investidores passam a ter acesso a um variado cardápio de produtos de compra e venda, como a renda fixa digital, por exemplo, que usa tecnologia de blockchain.

“A chegada desse novo player reforça o compromisso de ambas as empresas com segurança e inovação, com a oferta de soluções abrangentes para atender às necessidades do mercado financeiro atual. Ao unir a expertise do MB em criptomoedas com a abordagem pioneira e social do Invight, estamos criando uma rede única que permitirá aos usuários explorar e investir melhor, com muita informação para a tomada de decisão”, conclui Pedro.