O Pix estreou uma nova funcionalidade nesta sexta-feira (28): o pagamento por aproximação. Agora, os brasileiros poderão fazer suas transações instantâneas aproximando o celular da máquina do estabelecimento. A novidade, entretanto, deixa os usuários Apple de fora, estando disponível apenas para quem usa Android.
No momento, há dois problemas que impedem o usuário de iPhone de usar o Pix por aproximação: o primeiro deles é que o sistema iOS permite apenas o aplicativo Apple Pay a usar a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) — ou seja, outras carteiras digitais são “barradas” pela Apple.
O segundo problema é que, até o momento, a única carteira digital autorizada pelo Banco Central a usar o novo meio de pagamento é a Google Pay. A Samsung Pay também acabou ficando de fora.
Até o momento de publicação desta matéria, não há previsão para que a Samsung Pay e a Apple Pay passem a ter a opção de Pix por aproximação. As duas big techs deverão receber autorização do Banco Central para obter a funcionalidade.
Como uso o Pix por aproximação?
Usuários Android que desejarem usar o Pix por aproximação devem vincular a conta a carteira digital da Google (também chamada de Google Pay), assim como se faz com os cartões. Assim, o usuário será direcionado para a instituição bancária para confirmar essa autorização. Esse processo permitirá que os pagamentos sejam feitos sem abrir o aplicativo.
Depois disso, é só escolher o Pix por aproximação, verificar as informações, deixar o celular próximo da máquina do lojista e confirmar o pagamento.
Por padrão, o limite será de R$ 500 por transação, mas o usuário pode ajustar esse valor.
Vale lembrar que o Pix por aproximação não é obrigatório, e sim uma opção para tornar os pagamentos mais fáceis, acabando com a necessidade de escanear QR Codes ou inserir uma chave Pix (e-mail, CPF ou telefone) manualmente.
Quem pode usar o Pix por aproximação?
Atualmente, quinze empresas de maquininhas já aderiram ao Google Pay, permitindo que estabelecimentos físicos aceitem pagamentos por aproximação. Entre elas estão Rede, Cielo, Getnet, C6, Pagbank, Stone, Sumup, Fiserv, Safra Pay, Sicredi, Azulzinha, Mercado Pago, PicPay, bemobi e Bin.
Além disso, algumas instituições financeiras também já confirmaram suporte para essa modalidade de pagamento, como: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, BTG, Nubank, Digio, Sicredi, C6 Bank, PicPay, Original e Inter.