Negócios

Kavak anuncia entrada no Oriente Médio com investimento de US$ 130 mi

Unicórnio latino chega aos Emirados Árabes Unidos, Omã e Arábia Saudita através de fusão com o player local Carzaty

Kavak Oriente Médio
Crédito: divulgação

A Kavak, plataforma online de compra e venda de carros, anunciou oficialmente a sua entrada no mercado do Oriente Médio. O unicórnio mexicano está lançando operações nos Emirados Árabes Unidos, Omã e Arábia Saudita, como o primeiro passo de seus planos de expansão para o Oriente Médio, resultante de um investimento de mais de US$ 130 milhões.

Para a chegada no novo mercado, a Kavak realizou uma fusão com a empresa local Carzaty, utilizando a infraestrutura da companhia fundada em Omã para estabelecer o seu modelo de negócios no país e nos Emirados Árabes. Marwan Chaar e Hassan Jaffar, cofundadores da Carzaty, passam a assumir a posição de co-CEOs da Kavak no território.

A operação começará com 120 funcionários e um inventário de 500 veículos, distribuídos em 3 centros logísticos, localizados nas cidades de Dubai e Mascate, capital de Omã. A partir desta estrutura, a Kavak está montando seus centros de recondicionamento de automóveis, com capacidade de processar 1,5 mil carros por mês.

Já na Arábia Saudita, a Kavak irá desembarcar com uma operação orgânica, onde contratará mais de 500 funcionários, além de estabelecer duas operações em Riad, capital do país.

Segundo destacou a Kavak em comunicado à imprensa, a expansão da startup no Oriente Médio permitirá à empresa adaptar suas soluções para atender às necessidades da população local, que terá ao seu alcance uma experiência tecnológica inovadora.

Para o CEO do unicórnio, Carlos Garcia Ottati, a chegada aos países do Golfo desencadeará uma “revolução regional” na indústria de carros usados. “À medida que continuamos nossa expansão internacional em mercados emergentes, a Kavak trará muitas oportunidades de trabalho, bem como o compromisso de investir fortemente em todos os mercados em que entrarmos”, avalia Carlos.

Além disso, o CEO aponta que a chegada na região dos países do Golfo representa um grande potencial de mercado para o unicórnio, movimentando cerca de US$ 35 bilhões a US$ 40 bilhões anualmente em transações com carros. “Estamos entusiasmados em mostrar aos consumidores que comprar um carro usado pode e deve se tornar uma experiência gratificante. A ideia é trazer ao público um novo modelo de negócio, bem como novas oportunidades de emprego em cada região”, afirma.

Valiosa e capitalizada

Com 6 anos de operação, a Kavak se firmou como uma das empresas mais valiosas da América Latina. Em cinco rodadas de financiamento, Softbank, Greenoaks, Founders Fund e DST Global, entre outros, investiram mais de US1.6 bilhão de dólares, fazendo da Kavak se tornar a primeira empresa unicórnio da história do México.

Atualmente a empresa possui operações em 27 cidades em 10 países ao redor do mundo e conta com inventário de mais de 30 mil carros distribuídos em 80 centros logísticos.

Recentemente, a startup se capitalizou com mais de US$ 810 milhões em acordos financeiros com os bancos HSBC, Goldman Sachs e Santander. Segundo destacou a startup em nota, o cheque ajudará no fortalecimento de ofertas de carros seminovos e na oferta de novos produtos, como opções de financiamento aos compradores.

“Estamos investindo no desenvolvimento de um modelo operacional que, em apenas dois anos, e com o apoio dos nossos parceiros financeiros, nos permitiu oferecer soluções de financiamento para mais de 50 por cento dos nossos clientes”, pontua Moises Flores, CFO da Kavak, em nota.