Foi-se o tempo em que a internet era um espaço para ver vídeos longos – e, confessemos, um tanto entediantes – passando pela sua timeline. Agora, a bola da vez são os conteúdos mais curtos, que captam a atenção do espectador pelo dinamismo e criatividade. É nesse contexto que o Kwai, aplicativo chinês de criação e compartilhamento de vídeos de até 60 segundos, está lançando o Kwai for Business, plataforma para marcas e empresas criarem anúncios estratégicos em busca de públicos.
Com o recurso, companhias e agências de publicidade poderão criar suas próprias campanhas e acessar uma central de negócios, com serviços de inteligência e controle das publicidades para acompanhar os resultados e tomar decisões mais assertivas. “São diversos formatos de anúncios, dos mais tradicionais aos mais criativos e espontâneos”, diz Paulo Fernandes, diretor de monetização para Américas do Kwai.
As empresas podem explorar 3 tipos de anúncios: in-feed, formatos de reserva e take over. O 1º é exibido durante a navegação pelo feed. As marcas podem inserir diferentes tipos de cards em seus vídeos, criando call-to-actions para websites, aplicativos ou games, além de direcionar o espectador para uma loja de comércio eletrônico ou até mesmo uma livestream.
Nos formatos de reserva os anunciantes criam campanhas imersivas em tela cheia, a serem exibidas assim que os usuários abrirem o app, antes de começar a navegação. Já o formato take over permite criar campanhas com imagens estáticas ou GIFs, direcionado o usuário para outros aplicativos, games ou websites
Para Paulo, um dos diferenciais da ferramenta é o chamado Hashtag Challenge, baseado na criação de brincadeiras entre os usuários, como fazer uma coreografia em frente às câmeras ou participar de desafios criativos como o Ice Bucket Challenge, que bombou nas redes sociais em meados de 2014, ou o Mannequin Challenge, de 2016. “As marcas podem participar desses movimentos, propondo desafios e criando experiências que engajem a comunidade. É uma forma de se aproximar do consumidor”, diz o executivo.
O lançamento do Kwai for Business faz parte das estratégias de expansão da companhia num país com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos no mundo, e mais de 40 milhões apenas no Brasil. “Nossas primeiras parceiras para a plataforma de anúncios trazem o DNA brasileiro em suas iniciativas”, diz Paulo, em referência ao app de mobilidade 99, Amazon Prime Video, O Boticário, Duolingo e Subway.
A nova funcionalidade é impulsionada por um mercado em que gigantes como o TikTok despertam a preferência do público por conteúdos mais rápidos. De olho na tendência, o YouTube e o Instagram já implementaram seus próprios recursos de vídeos curtos, na tentativa de driblar a concorrência e reter os usuários. “No caso do Kwai, o diferencial é sermos um app com uma comunidade diversa e criativa, que traz conteúdos localizados, pensados para os brasileiros. E é justamente essa essência que estamos trazendo para nossa plataforma de anúncios”, finaliza Paulo.