Negócios

Laboratório do fundador da Totvs, Mendelics/meuDNA demite quase 70

Empresa de testes genéticos teve cortes nas áreas de laboratório e comercial, após suspensão imposta pela Anvisa

Mendelics
Crédito: Canva

O Mendelics, laboratório de análises e testes genéticos que tem entre seus sócios o fundador da Totvs, Laércio Cosentino, realizou uma onda grande de cortes em seu quadro de trabalhadores nas últimas semanas. Sob a alegação de desafios diante do cenário econômico e a suspensão de seus testes de Covid, cerca de 68 funcionários deixaram a companhia, incluindo cortes na startup meuDNA, que faz parte do laboratório.

A informação foi divulgada à reportagem do Startups por uma fonte que preferiu não se identificar, e foi confirmada pelo laboratório. A lista de demitidos abrange principalmente nomes nos setores de comercial e laboratório, com alguns nomes do departamento de compras. Para ajudar na recolocação dos demitidos, os profissionais montaram uma planilha colaborativa com os nomes.

Segundo fontes ouvidas pelo Startups, no início do ano a empresa estava com mais de 200 pessoas no seu quadro de funcionários. Atualmente, a página da empresa no LinkedIn acusa 171 pessoas ainda ligadas à companhia.

“Algumas poucas demissões começaram em junho, porém em 11 de julho houve uma demissão em massa via Zoom. Algumas outras demissões ocorrerão depois pois havia gente ausente/de férias. Alguns funcionários haviam sido contratados em abril”, afirmou a fonte. As demissões não só afetaram o meuDNA (startup do grupo), como a Mendelics (laboratório mãe).

Questionada, a healthtech afirmou que sua reestruturação foi resultado do encerramento da operação de testes diagnósticos de Covid-19, que segundo o laboratório “cumpriu um papel fundamental no retorno à convivência com segurança, e da necessidade de adaptação diante do atual cenário macroeconômico”.

Contudo, a história tem alguns detalhes que a empresa não contou. Em fevereiro, a Anvisa suspendeu a comercialização do produto “Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva”. A agência tomou a decisão ao concluir que ele estava sendo vendido como autoteste (algo que a Mendelics não tinha autorização), quando na verdade ele era um produto de auto-coleta – os usuários enviavam as amostras para o laboratório.

Fundada em 2012, a Mendelics se estabeleceu como um dos maiores laboratórios brasileiros especializado em exames diagnósticos genéticos para doenças raras e câncer através da técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Desde o seu começo, a companhia conta com Laércio Cosentino, fundador da Totvs, como um de seus sócios.

Em 2019, a empresa criou a startup meuDNA, focada em produtos para o consumidor, com testes de mapeamento genético com foco em prevenção de doenças, e iniciou um plano de expansão global.

Confira na íntegra a nota da Mendelics:

A Mendelics/meuDNA confirma o desligamento de parte de seu quadro de funcionários. A decisão de reduzir a equipe foi tomada em decorrência de uma reestruturação organizacional após o encerramento da operação dos testes diagnósticos de Covid-19 (RT-LAMP), que cumpriu um papel fundamental no retorno à convivência com segurança, e da necessidade de adaptação diante do atual cenário macroeconômico.

Em tempo, a empresa agradece a todos que fizeram parte de seu time por toda dedicação e compromisso nesses últimos anos, e se coloca à disposição para colaborar com os profissionais impactados na recolocação no mercado de trabalho.

A Mendelics segue focada na missão de tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível a todos que precisam.