A Latitud informou nesta quinta-feira (23) que os produtos Latitud Compliance e Latitud Formation serão descontinuados, e que encerrou a parceria com a Ballard & Associates, a empresa de contabilidade por trás do produto de compliance. As medidas fazem parte da estratégia do grupo de focar exclusivamente no braço de investimentos, conforme havia sido antecipado pelo Startups no começo do mês.
Em nota enviada à reportagem, a Latitud informou que “continua sendo uma firma de venture capital que gerencia uma comunidade seleta de empreendedores tech na fase early stage por toda a região da América Latina. Na quinta-feira, anunciou o término da parceria com a Ballard & Associates por ela estar associada à unidade de produtos, uma entidade separada que será renomeada e com um time que segue dedicado a construir soluções para empresas na região”.
Com a mudança, a Latitud passa a estar 100% focada em oferecer o primeiro cheque aos fundadores latinoamericanos. Em comunicado enviado aos fellows da aceleradora, o grupo avisa que está aberto para investir em novas empresas. “O pré-seed é o novo seed e estamos entusiasmados por preencher esta lacuna na nossa região. Estamos no caminho certo para levantar nossa meta de US$ 25 milhões para o Fundo II e já investimos em algumas startups incríveis a partir dele”, diz a mensagem.
Na divisão, o braço de produtos da Latitud, que ganhará um novo nome, passou a ser liderado pelo russo-brasileiro Yuri Danilchenko, enquanto os brasileiros-americanos Gina Gotthilf e Brian Requarth, além do argentino Tomas Roggio, ficaram como general partners na Latitud Ventures.
Além disso, a Latitud Ventures anunciou duas mudanças. A primeira é que as fellowships oferecidas pela instituição há quatro anos agora terão um novo formato, em que só poderá se inscrever quem for indicado para o programa. Antes, a seleção era aberta a qualquer fundador interessado. Os fellows selecionados passam a fazer parte da comunidade de empreendedores e investidores, e a ter acesso a uma plataforma que mostra quais podem dar “match”, além de descontos em ferramentas de empresas parceiras, como AWS, Stripe e Google Cloud.
A segunda mudança é o lançamento de um programa chamado Visiting Partners, em que a Latitud Ventures identifica um mentor para cada startup investida e faz com que trabalhem juntos por seis semanas.