Negócios

Leitura: 7 biografias que são verdadeiras lições de empreendedorismo

Startups selecionou sete biografias que, além de ajudarem a colocar a leitura em dia, trazem lições valiosas de grandes empreendedores

Leitura: 5 Minutos
Leitura | Foto: Canva
Leitura | Foto: Canva

Empreender é uma jornada individual, mas que possui muitos desafios em comum. Desde as dificuldades para conseguir financiamento, passando por dúvidas sobre a viabilidade do negócio, problemas com sócios, períodos de crise e pivotagem, até aprender a lidar com o sucesso. São muitas as dores pelas quais, de uma forma ou de outra, boa parte dos fundadores vai passar.

Ler as histórias de quem já enfrentou desafios e dilemas semelhantes é uma excelente forma de aprender, buscar inspiração e até encontrar conforto em momentos difíceis. Pensando nisso, o Startups selecionou sete biografias que, além de ajudarem a colocar a leitura em dia, trazem lições valiosas e inspiradoras de grandes empreendedores.

Steve Jobs – Walter Isaacson

Escrita a partir de mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs, além de conversas com familiares, amigos, colegas e até adversários, a biografia oficial assinada por Walter Isaacson revela em detalhes a vida do icônico cofundador da Apple. O livro – que virou filme, estrelado por Michael Fassbender – retrata a genialidade criativa de Steve Jobs, seu perfeccionismo e a forma única como conseguiu unir arte, tecnologia e negócios para revolucionar diversas indústrias – do computador pessoal à música, do cinema de animação aos smartphones. Ao mesmo tempo, expõe suas contradições, sua intensidade no trato pessoal e os dilemas que marcaram sua trajetória.

Meu caminho até a cadeira número 1 – Rachel Maia

Nesta autobiografia, Rachel Maia narra sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância até posições de liderança em empresas globais como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste. A executiva destaca a importância da educação, da coragem, da determinação e da autoconfiança, além de ressaltar a necessidade de assumir riscos, sair da zona de conforto e aprender com os erros. Ela também aborda temas como diversidade, inclusão e igualdade no ambiente corporativo, mostrando como manter padrões de excelência e comunicação clara impulsiona resultados. A obra é uma fonte de inspiração para mulheres, especialmente negras e periféricas, que aspiram alcançar posições de liderança, combinando histórias pessoais com valiosas lições de empreendedorismo e gestão.

Chatô: o Rei do Brasil – Fernando Morais

A obra reconstrói a trajetória de Assis Chateaubriand, um dos personagens mais influentes e controversos da história do Brasil. Jornalista, advogado, empresário e político, Chatô, como ficou conhecido, construiu um império de comunicação sem precedentes até então. Além de fundar a TV Tupi – a primeira emissora de televisão da América Latina –, Chateaubriand foi dono dos Diários Associados e teve papel decisivo na criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP). O império midiático entrou em declínio em meio a dificuldades financeiras e à dificuldade do empresário em acompanhar as transformações do mercado.

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro – Ashlee Vance

Nesta biografia, o jornalista Ashlee Vance narra a trajetória de Elon Musk, explorando desde sua infância turbulenta na África do Sul até a fundação de empresas como PayPal, SpaceX, Tesla e SolarCity. Com base em mais de 50 horas de entrevistas exclusivas com Musk, familiares, amigos e colegas de trabalho, a obra revela não apenas os grandes feitos tecnológicos e empresariais, mas também os desafios pessoais, as controvérsias e a personalidade que moldaram sua jornada.

Sam Walton: Made in America

Nessa autobiografia, o fundador do Walmart conta como construiu, a partir de uma pequena loja no interior dos Estados Unidos, o que viria a se tornar a maior rede de varejo do mundo. Com um tom simples e direto, ele compartilha sua visão de negócios, sua obsessão por preços baixos, sua capacidade de liderança e a filosofia de trabalho que guiou sua trajetória. A obra revela tanto os acertos quanto os erros do empreendedor, oferecendo lições valiosas sobre persistência, inovação no varejo e foco no cliente.

A marca da vitória: A autobiografia do criador da Nike – Phil Knight

Phil Knight, fundador da Nike, narra de forma honesta e envolvente a jornada de construção de um dos maiores impérios do esporte e da moda mundial. Desde os primeiros passos vendendo tênis importados do Japão até o crescimento exponencial da marca, o empreendedor compartilha os desafios financeiros, os momentos de dúvida, as parcerias decisivas e as lições aprendidas ao longo do caminho. Na autobiografia, Phil também fala sobre as relações com as pessoas ajudaram a formar a essência da Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários.

Luiza Helena, a mulher do Brasil – Pedro Bial

Escrita por Pedro Bial, a autobiografia de Luiza Trajano revela a jornada da ex-presidente da Magazine Luiza desde a infância em Franca, interior de São Paulo, até se tornar uma referência em inovação, liderança e gestão de pessoas. Na obra, o escritor conta sobre a trajetória não apenas de Luiza Helena, mas também de sua família, particularmente da Tia Luiza, que foi fundadora do grupo de varejo.