A Locaweb anunciou agora a noite sua primeira aquisição de 2021. E não, o alvo não foi a RD Station. Pelo menos não ainda.
A mais nova integrante do planeta Locaweb é a ConnectPlug Desenvolvimento de Softwares. Nascida em Curitiba em 2015, a companhia desenvolve sistemas de gestão e vende equipamentos para serem usados no varejo físico, como máquinas de cartão e totens de autoatendimento.
Você leu direito, com a ConnectPlug, a Locaweb faz sua estreia no mundo físico. E entrando em rota de competição direta com a Linx – e, quando a compra pela Stone for aprovada, das duas companhias combinadas.
“Com ampla presença no segmento de food services, a plataforma oferece importantes ferramentas como a integração de pedidos em diversos marketplaces, plataformas de autoatendimento e soluções para cardápios e comandas digitais totalmente integrados com o sistema de gestão de cozinha (KDS – kitchen display system). A solução, que a princípio foi desenvolvida para o mercado de food services, ficou completa e robusta e passou a atender outros segmentos com grande foco em pequenas e médias empresas”, informou a Locaweb em fato relevante. A companhia já tem uma presença importante no segmento de alimentação por conta do Delivery Direto.
De acordo com a Locaweb, a ConnectPlug apresentou forte crescimento em 2020 e gerou receita anual recorrente (ARR) de R$ 4 milhões. Em seu site, a ConnectPlug diz ter mais 53 mil usuários.
O valor anunciado da operação foi de R$ 18 milhões – múltiplo de 4,5 vezes receita, em linha com as aquisições feitas pela Locaweb. O valor não leva em consideração earn out a ser pago nos próximos a depender do atingimento de certas metas pré-estabelecidas.
Desdobramento de ações
Em assembleia geral extraordinária realizada hoje, os acionistas da Locaweb aprovaram a proposta de desdobramento de ações da companhia na razão de 1 para 4 – ou seja, quem tem uma ação passa a ter 4. A posição acionária considerada para efeitos do desdobramento será a de sexta-feira (dia 29/01).
“O desdobramento das ações tem por finalidade aumentar a liquidez das ações ordinárias de emissão da Companhia no mercado e possibilitar um ajuste na cotação das ações, tornando o preço por ação mais atrativo e acessível a um maior número de investidores”, disse a Locaweb em fato relevante.
Desde que estreou na bolsa no começo de fevereiro/20, as ações da Locaweb se valorizaram mais de 5,5x, passando de um patamar de R$ 20 para R$ 111.
O material enviado à CVM não faz menção à proposta de aumento de capital dos atuais R$ 644 milhões para R$ 5 bilhões que também estava na pauta da AGE.