Os últimos dois anos foram agitados na Locaweb. Desde o IPO, foram 13 aquisições, um processo de diversificação do negócio e uma montanha-russa no valor das ações. Com tanta coisa acontecendo, surgiu a necessidade de comunicar melhor esse novo momento da companhia. E nada melhor para fazer isso do que um processo de rebranding, não é mesmo?
E é isso que ela está fazendo. A partir de hoje, a companhia passa a se chamar Locaweb Company. A mudança – menos radical do que normalmente se espera nesse tipo de processo – traz uma marca corporativo que tem debaixo dela 19 outros negócios em áreas como pagamentos, marketing digital, comércio eletrônico e hospedagem, sua operação original, mas que deixou de ser seu carro-chefe.
No balanço do 4º trimestre de 2021, a divisão de commerce respondeu por 57% da receita, caminhando para representar dois terços do total. “No IPO, a gente ainda não tinha comprado 13 empresas e commerce era 20% da receita. Locaweb era outra empresa. Agora tem mais marcas que entraram, e não é a operação de origem que é a maior. A mudança de marca é uma demanda que surgiu e que acaba com alguma confusão e desentendimento que acontecia”, explica Fernando Cirne, presidente da Locaweb Company.
Nova marca
A nova marca foi criada com o apoio da Interbrand e traz um logo com cores menos vibrantes e visual mas sóbrio. As marcas das operações vão continuar existindo normalmente, mas serão divididas em 3 grupos: a Locaweb e a Locaweb PRO na área de serviços de tecnologia; Ideris, Vindi e Bagy e outras que terão uma denominação de “empresa Locaweb” e as independentes KingHost, Bling e Mellhor Envio, que por atuarem com concorrentes da Locaweb, não trariam vantagens em ter seu nome atrelado ao grupo.
De acordo com Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing e canais da Locaweb Company, o projeto de mudança começou em maio do ano passado e chegou a ser interrompido por alguns meses por conta da incorporação de negócios como a Allin e a Squid, mais voltados ao atendimento às grandes empresas.
De acordo com Luis, um dos itens levados em conta durante o processo foi o fato de a marca Locaweb já ser muito conhecida no mercado, o que faria com que a criação de um nome completamente novo exigisse um esforço de comunicação muito grande. Por isso apenas o acréscimo do Company.
Em um movimento paralelo, a Locaweb fez algumas simplificações em seu portfólio. A Yapay foi integrada à Vindi e a Social Miner à All in. A ideia é fazer mais dessas unificações quando houver produtos em áreas similares.
Desempenho e expectativas
No 4º trimestre de 2021, a Locaweb apresentou uma alta de 75,4% na receita em comparação com o mesmo período de 2020. No ano completo, o total chegou a R$ 800,2 milhões, um crescimento de 63,9%. As aquisições tiveram um papel importante, mas o crescimento orgânico representou o grosso do avanço.
As aquisições tiveram um efeito negativo na última linha, fazendo a companhia registrar um prejuízo de R$ 7,2 milhões. O resultado ajustado, excluindo efeitos não-recorrentes, ficou positivo em R$ 27,2 milhões, um aumento de 79,9% em relação aos R$ 15,1 milhões de um ano antes.
Desde o pico de R$ 34,99 no valor das ações registrado em fevereiro no ano passado, a companhia acumula um tombo de 70% no valor dos papéis. No ano, o recuo é de 19,5%.
O desempenho é resultado das incertezas que têm afetado o mercado e puxado as ações de empresas, principalmente de tecnologia, para baixo, e não tem nada a ver com o negócio da companhia, que continua crescendo e apresentando margem, diz Cirne.
Para o ano de 2022, o executivo se diz animado com as perspectivas da companhia. Ele credita isso à dinâmica de atuação da companhia. Apesar do aumento da inflação, ele diz que os valores cobrados pelos serviços da companhia são baixos e mesmo que sejam reajustados, não ficariam tão altos a ponto de inviabilizar vendas ou gerar perda de clientes. “Já passamos por outras crises. Não posso dizer que a gente gosta de um período assim, mas não nos afeta”, completa.