A Loft entrou para o clube dos unicórnios em janeiro de 2020, com apenas 16 meses de operação e, desde então, se consolidou como uma das principais startups do setor imobiliário do país.
De forma semelhante ao que aconteceu com o Nubank e com a Creditas, o crescimento da Loft contribuiu para a formação do que muitos chamam de máfia de startups – quando ex-funcionários dessas empresas unem as experiências e aprendizados que tiveram em negócios de alto crescimento para criar suas próprias startups.
A influência da proptech não se limita a negócios do setor imobiliário, e uma nova leva de startups já vem atuando em diversos setores da economia. O Startups selecionou 10 founders do ecossistema que passaram por diversas áreas da Loft. Veja a seguir:
João Vianna, Invisto
Ninguém menos que um dos próprios fundadores da Loft. Cerca de 4 anos depois de cofundar a proptech brasileira, João Vianna decidiu apostar em um novo negócio, desta vez com foco no mercado internacional. A Invisto é uma plataforma de investimentos imobiliários nos Estados Unidos lançada oficialmente em 2023, com operação inicial em Orlando em Winter Park. A fintech foi criada ao lado de Victor Magalhães, ex-executivo e um dos primeiros funcionários da Loft, e Rafael Rebouças, fundador da Joy Living.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Mariana Paixão, Melvi
Além de cofundar a Loft, Mariana Paixão atuou como head de operações da proptech até setembro de 2019. Dois anos depois, ela fundou a healthtech Melvi, onde é CEO. A startup desenvolveu um marketplace que conecta pacientes, clínicas e médicos especialistas com preços acessíveis para melhorar o acesso à saúde dos brasileiros e reduzir a ociosidade de clínicas. O negócio foi criado ao lado de Nino Vashakidze (CFO) e Marcela Sobrinho (CTO).
Foto: Reprodução/LinkedIn
Lucas Freitas de Souza, lia
Lucas tem ampla experiência em unicórnios brasileiros. Em 2017, entrou na 99 e estava lá quando a startup se tornou a 1ª do país ao alcançar o valuation de US$ 1 bilhão. Em 2019, deixou a plataforma de mobilidade e assumiu como head de novos negócios do QuintoAndar, meses antes da proptech se tornar unicórnio. O executivo assumiu como VP e general manager de produtos financeiros da Loft em 2020 até fundar a lia em 2022. A startup foi criada para tornar a educação de qualidade mais acessível e ajudar instituições privadas de ensino a crescer com o uso de tecnologia.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Marcela Quintella, Education Journey
Marcela foi a 1ª funcionária da área de marketing da Loft, responsável por tocar do zero o setor na proptech brasileira. Em 2020, a executiva cofundou a startup Education Journey ao lado de Iona Szkurnik, e atuou como COO da edtech até meados de 2023. Em agosto, Marcela assumiu como head de marketing e investor relations da Invisto, fundo imobiliário de private equity focado em single family homes no mercado norte-americano – que, como visto anteriormente, foi fundado pelo seu ex-chefe na Loft, João Vianna.
Foto: Divulgação
Raphael Dyxklay, Barte
Raphael está à frente da Barte, startup que fundou ao lado do português Caetano Lacerda com a proposta de ajudar pequenas e médias empresas com liquidez e gestão do fluxo de caixa. A fintech já recebeu mais de R$ 22 milhões em aportes financeiros de investidores como Global Founders Capital, VentureFriends, Flash Ventures e NXTP e Force Over Mass. Antes de empreender, o executivo trabalhou em startups unicórnios brasileiros como Olist, Creditas e Loft, onde atuou como senior product manager e product strategist.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Aline Azevedo, Aravita
Desde setembro de 2022, Aline é cofundadora e diretora de produto da Aravita, startup de inteligência artificial que ajuda varejistas a otimizar a gestão de alimentos frescos no varejo. Antes de empreender, a executiva trabalhou na Loft por mais de três anos, como product manager e senior product manager da proptech, e group product manager na CredPago, fintech adquirida pela Loft há pouco mais de 2 anos.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Fernando Valdemarin Goncalves, Saúde Bliss
Após cerca de 10 meses na área de produtos do Nubank, Fernando ingressou na Loft em 2019 e, durante quase dois anos, atuou como general manager e interim group product manager no braço de produtos financeiros. Em 2021, o executivo decidiu focar na própria empreitada e cofundou a Saúde Bliss com a missão de oferecer uma nova forma de contratar planos de saúde, mais acessível, simples e transparente. O COO da companhia, Artur Ferreira Padua, também é ex-executivo da Loft, onde atuou na área de operações.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Ian Kraskoff, cloud humans
Ian é fundador e CEO da cloud humans, startup que fornece uma solução end-to-end para problemas relacionados ao suporte ao cliente nas empresas. A empresa recebeu aportes da Y Combinator, da gestora Canary e investidores-anjo incluindo Fabien Mendez, fundador da Loggi, e Marcelo Sampaio, da Hashdex. De 2019 a 2020, Ian trabalhou como diretor de CX e Aquisição & Supply na Loft.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Santiago Morales Prado, Morada Uno
Santiago é o único founder dessa lista a trabalhar nas operações da Loft fora do Brasil. O executivo atuou na área de vendas e operações da Loft no México, em 2020. Logo em seguida, fundou a Morada Uno, startup mexicana de produtos e serviços digitais para que agentes, corretores imobiliários, proprietários e inquilinos possam alugar de maneira mais fácil e segura.
Foto: Reprodução/LinkedIn
Alexandre Vieira Abreu, Talentflix
A Talentflix é uma startup criada no fim de 2022 com objetivo de democratizar o acesso aos serviços de RH via assinatura. O negócio foi fundado por Alexandre Vieira Abreu, profissional com passagens pela Inventa, marketplace que conecta fornecedores a pequenos e médios lojistas, e pela Loft, onde foi HR Business Partner no ano de 2021.
Foto: Reprodução/LinkedIn