A Loft fechou a semana com chave de ouro. A companhia deu início à sua expansão internacional após concluir a aquisição da TrueHome, plataforma mexicana de compra, venda e financiamento de imóveis prontos. A incorporação é o 3º negócio anunciado pela proptech desde julho. Há 2 ela comprou a startup CrediHome, que atua com crédito imobiliário. Antes, ela tinha assumido a CredPago, que oferece fiança para quem quer alugar um imóvel.
A Loft começou a ensaiar um processo de expansão internacional em 2019, iniciando uma operação no México. Mas com a pandemia, o plano foi colocado em modo de espera. Com o caixa cheio depois de uma rodada de US$ 425 milhões, que foi complementada com mais US$ 100 milhões, a companhia retomou a estratégia. Segundo a Loft, a expansão para o México aumenta em 75% o mercado endereçável por seus produtos imobiliários e financeiros.
“A visão da TrueHome tem total sinergia com a proposta da Loft, que é a de facilitar a transação imobiliária com tecnologia na base e atendimento humanizado na ponta. Assim como nós, eles focam na compra e venda de imóveis residenciais e na valorização dos serviços de corretores e imobiliárias”, disse Mate Pencz, cofundador e presidente da Loft em comunicado. “Mapeamos isso como uma oportunidade de expandirmos nossas operações para o México por meio de um modelo de colaboração com um player local de destaque”, completou.
Fundada em 2017, a TrueHome está presente nas cinco principais cidades do México: Guadalajara, Monterrey, Puebla, Querétaro e a capital Cidade do México. Antes da chegada da Loft, a startup captou cerca de US$ 10 milhões em duas rodadas de investimento, que contaram com a participação de fundos de peso como Mountain Nazca, Monashees, Class 5 Global (que recentemente começou a olhar para o Brasil) e Carlos Ottati, fundador da Kavak. Com a aquisição, os investidores passam a ser acionistas da Loft.
A TrueHome seguirá sendo liderada por seus fundadores, Raul Villarreal e Alvaro Cepeda, e ainda terá Carlos Ottati como membro do conselho de administração da companhia. “Somando a expertise da Loft com o nosso conhecimento do mercado local, plataforma digital, capilaridade e a maturidade que alcançamos nesses quatro anos, temos confiança de que fortaleceremos nossa posição de liderança no país”, diz Raul.