A história do varejo brasileiro parece até a de Davi e Golias. Para os pequenos empreendedores, é quase impossível competir com as condições de frete oferecidas por gigantes como Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon e, mais recentemente, as asiáticas Shein e Shopee. Para ajudar a equilibrar essa briga, a startup SuperFrete nasceu com o objetivo de baratear os custos de envio em até 80% para os pequenos negócios. E parece estar dando certo. Com mais de 100 mil clientes mensais, a empresa projeta um crescimento de 92% para este ano e atingir a marca de 10 milhões de fretes emitidos.
Fundada em plena pandemia, em outubro de 2020, pelos sócios Victor Maes (CEO), Fernanda Clarkson (CMO) e Douglas Ianitsky (CTO), a SuperFrete tem hoje 122 colaboradores e atua como uma plataforma que ajuda o lojista a emitir frete e fazer a gestão de encomendas, do cálculo ao rastreio. A logtech foi uma das 47 empresas selecionadas para o programa Scale-Up 2023.2 da Endeavor Brasil, programa que seleciona negócios com alto potencial de crescimento e escala.
Ao contrário de marketplaces, a plataforma não cobra taxas do empreendedor. Além disso, consegue valores mais baixos do que se a loja fosse enviar o produto por conta própria. De acordo com a logtech, empreendedores que usam a SuperFrete conseguem aumentar suas vendas em 95% ao ano.
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Em entrevista exclusiva ao Startups, Victor conta que a questão do frete era uma dor dos pequenos negócios, que se viam limitados a fazer entregas apenas dentro da sua região, ou depender de marketplaces para aumentar o alcance, mas pagando taxas que podem chegar a 20% do valor da venda.
“As grandes varejistas possuem escala de volume e tecnologia para oferecer condições competitivas de fretes. Esta é uma realidade muito distante para quem está começando a vender online. Desta forma, a SuperFrete assume o papel de suprir essa lacuna e proporcionar a tecnologia e as condições logísticas que os pequenos empreendedores precisam para ocupar seu espaço no mercado. Queremos colocar o microempreendedor para competir com as grandes varejistas”, afirma Victor.
Parceria com Jadlog
Hoje, a SuperFrete atua com entregas dos Correios e, recentemente, fechou parceria com a Jadlog. Segundo o CEO, a ideia é acrescentar novas transportadoras às opções oferecidas para os pequenos negócios.
“A parceria com a Jadlog é um passo importante, pois amplia a rede de opções de frete disponíveis para os nossos clientes ao mesmo tempo que contribui na distribuição e otimização de cargas. Oferecer mais opções de transportadoras nos permite proporcionar mais flexibilidade em termos de prazos de entrega, regiões atendidas e custo-benefício, elementos que o público dos nossos clientes usa como critério de escolha no momento da compra. O frete caro é responsável por 70% das desistências de compras online”, explica o executivo.
Além das vantagens para os pequenos negócios, a SuperFrete também oferece às transportadoras serviços que aprimoram a eficiência e inovação logística, garantindo volume e previsibilidade de cargas, enquanto contribui para a redução dos custos operacionais dessas empresas. Toda a assistência e atendimento de suporte ao cliente, por exemplo, é feito pela SuperFrete. De acordo com a empresa, são realizados mais de 250 mil atendimentos de suporte por ano.